Eleição em Israel: boca de urna indica vitória apertada de Netanyahu
Segundo a imprensa local, primeiro-ministro conseguiu vantagem sobre o rival, Beny Gantz, mas ainda não teria maioria para formar governo sem negociar.
O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, obteve uma estreita vantagem sobre seu rival Benny Gantz nas eleições gerais do país, segundo indicam pesquisas de boca de urna.
Realizada nesta segunda-feira (02/03), esta é a terceira eleição em menos de um ano — nos pleitos anteriores, nenhum dos líderes dos partidos com maior votação conseguiu formar uma coalizão para governar.
Netanyahu, que lidera o partido de direita do Likud, está buscando um inédito quinto mandato.
No entanto, apesar da perspectiva de vitória indicada pela boca de urna, os desafios para o primeiro-ministro israelense continuam: daqui a duas semanas, ele irá ao tribunal responder a acusações de corrupção.
Pesquisas divulgadas pela imprensa local indicam que o Likud deve conquistar 36 ou 37 assentos; já a aliança centrista Azul e Branco, de Gantz, deve obter 32 ou 33 assentos.
Se as pesquisas estiverem certas, isso significa que, somados os votos dos partidos de sua coalizão de centro-direita, faltará ainda a Netanyahu um assento para comandar a maioria no Parlamento, que tem 120 assentos.