PUBLICIDADE

Mundo

Dinamarca fecha rua de venda de cannabis no enclave hippie de Christiania

6 abr 2024 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários

Moradores do famoso enclave hippie de Copenhague, Christiania, começaram a escavar sua rua principal, famosa pelo comércio de cannabis, neste sábado, na esperança de livrar a área de gangues criminosas após várias mortes a tiros.

Depois de tolerar a venda ilegal de cannabis por mais de 50 anos no antigo quartel militar reivindicado pelos hippies durante os anos 1970, autoridades e moradores de Christiania decidiram neste ano fechar o que é conhecido pelos locais como "Pusher Street".

Freetown Christiania tornou-se uma grande atração turística, com mais de meio milhão de visitantes por ano, mas um crescimento de violência de gangues associado ao tráfico de drogas na região preocupa tanto os moradores quanto as autoridades.

"Sempre dissemos que apoiamos haxixe livre, mas não é possível", disse Hulda Mader, uma porta-voz de Christiania. "Queremos que nossas ruas sejam nossas novamente". 

Nos últimos anos, a polícia removeu as barracas de venda de cannabis de tempos em tempos, mas elas eram reconstruídas pouco depois.

"A Pusher Street tem que morrer para Christiania viver", disse a prefeita de Copenhague, Sophie Hæstorp Andersen, à Reuters.

"O crime que vimos aqui tem sido tão violento… não podemos ter uma Christiania que está morrendo porque as pessoas não se atrevem a estar aqui e onde vemos os moradores ameaçados por vendedores e traficantes gananciosos".

Em agosto, um homem de 30 anos foi morto a tiros e quatro outros ficaram feridos nas ruas de Christiania, o mais recente de uma série de tiroteios fatais associados ao crime organizado.

Os moradores foram convidados a levar pedras de paralelepípedo como lembranças da famosa rua neste sábado, após a polícia desmontar as barracas. 

A polícia dinamarquesa permanecerá presente em Christiania e nos arredores "por quanto tempo for necessário" para impedir que a venda de drogas ilegais seja retomada, afirmou o vice-superintendente chefe, Simon Hansen.

Os moradores de Christiania vivem de forma autônoma com regras autodeclarados, embora não sejam reconhecidos como sua própria cidade pelas autoridades de Copenhague.

O cantor dinamarquês Lukas Graham nasceu e cresceu em Christiania e compôs várias músicas sobre sua vida no enclave hippie.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade