Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Desafeto do papa Francisco celebrará missa em latim no Vaticano

Basílica de São Pedro receberá rito romano pela 1ª vez em 3 anos

8 set 2025 - 13h16
(atualizado às 14h26)
Compartilhar
Exibir comentários

A Basílica de São Pedro, principal templo do catolicismo, será palco de uma missa com rito tradicionalista pela primeira vez em três anos.

Papa Francisco com o cardeal americano Raymond Burke em janeiro de 2015
Papa Francisco com o cardeal americano Raymond Burke em janeiro de 2015
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O anúncio foi feito por representantes da Populus Summorum Pontificum, peregrinação anual realizada no Vaticano por fiéis, padres e outros religiosos que defendem o chamado rito romano, também conhecido como Missa Tridentina.

Esse ritual prevê que as homilias sejam celebradas em latim, com o sacerdote de costas para os fiéis, porém caiu em desuso após o Concílio Vaticano II (1962-1965), que autorizou missas em todos os idiomas.

Em 2021, o papa Francisco publicou um "motu proprio" proibindo a realização da Missa Tridentina sem autorização expressa da Santa Sé, decisão que provocou incômodo nas alas mais tradicionalistas do clero.

A homilia em latim na Basílica São Pedro, a primeira desde 2022, será celebrada por Raymond Burke, cardeal americano ultraconservador que chegou a insinuar que Francisco poderia ser "herege" e o questionou publicamente por conta da abertura à comunhão para divorciados na Igreja.

A missa acontecerá em 25 de outubro, no altar da Cátedra da Basílica Vaticana. "Agradecemos ao cardeal Burke e mais ainda ao santo padre Leão XIV, que autorizou a celebração da Santa Missa tradicional no Vaticano, o que representa um importante sinal de pacificação litúrgica por parte do pontífice romano", disse o site tradicionalista "Messa in Latino".

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade