Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Demanda no maior mercado de energia dos EUA deve ficar perto de recorde de inverno

30 jan 2026 - 11h52
Compartilhar
Exibir comentários

A demanda de energia na maior rede elétrica dos Estados Unidos, a PJM Interconnection, deve atingir nesta sexta-feira um pico de cerca de 141 gigawatts (GW), pouco abaixo do recorde histórico de inverno, ‌de acordo com a última previsão de sete dias da operadora.

O desempenho da PJM tem sido acompanhado ‌de perto, em parte devido à sua grande concentração de data centers, cujo consumo de energia está aumentando mais rapidamente do que a entrada de mais capacidade de geração na rede.

A operadora, que gerencia o fluxo de energia elétrica para 67 milhões de pessoas em 13 Estados do ‍Meio-Oeste e Meio-Atlântico e em Washington, D.C., até agora tem enfrentado uma tempestade de neve e 10 dias de tempo frio sem ordenar nenhum apagão rotativo.

A previsão é de que interrupções na geração na rede somem 15 gigawatts na sexta-feira, ou cerca de ‌11% da capacidade total comprometida. No início da semana, as interrupções na ‌geração chegaram a 22 GW, de acordo com dados da PJM. As interrupções para o fim de semana deveriam variar de 11 GW a 14 GW, de acordo com as previsões.

No início da semana, a PJM estimou que seu recorde histórico de demanda no inverno seria quebrado na sexta-feira, com uma previsão de consumo de eletricidade de 148 GW. O recorde da PJM para a temporada é de 143,7 GW, estabelecido em janeiro de 2025.

Mas a PJM reduziu essas previsões, já qe as temperaturas em algumas partes de sua área estavam mais altas do que o esperado. Os data centers também foram incentivados pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos a usar geradores de reserva, o que aliviaria a pressão sobre os recursos da PJM.

Na manhã de sexta-feira, os preços spot da eletricidade no atacado na PJM estavam em cerca de US$173 por MWh, muito abaixo dos picos observados no início da semana, que chegaram a US$3.000 por MWh.

A PJM e as redes elétricas de Nova York e da Nova ‌Inglaterra têm enfrentado congestionamentos em linhas de alta tensão em suas áreas de atuação. Temperaturas pouco acima de 0 grau Fahrenheit (-18 °C) nesta semana provocaram sobrecarga nas linhas devido ao aumento da demanda por eletricidade. O frio também reduziu a capacidade de usinas na área atendida pela PJM.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade