PUBLICIDADE

Mundo

'Decepcionante', diz vítima de pedofilia sobre Papa

Para Marie Collins, o posicionamento do Pontífice neste sábado não apresentou "nada de novo" e foi "decepcionante".

25 ago 2018 - 10h43
(atualizado às 11h01)
Compartilhar
Exibir comentários

O papa Francisco reconheceu neste sábado (25), primeiro dia de sua viagem oficial à Irlanda, que a Igreja Católica "fracassou" no combate à pedofilia.

A declaração foi dada durante um encontro no Castelo de Dublin com autoridades e o corpo diplomático de um país profundamente católico, mas marcado por escândalos de abusos sexuais por parte de padres contra menores de idade.

Vaticano afirma que papa está no lado das vítimas
Vaticano afirma que papa está no lado das vítimas
Foto: DW / Deutsche Welle

"Não posso não reconhecer o grave escândalo causado na Irlanda pelos abusos sobre menores por parte de membros da Igreja encarregados de protegê-los e educá-los. O fracasso das autoridades eclesiásticas - bispos, superiores religiosos, sacerdotes e outros - em enfrentar adequadamente esses crimes repugnantes suscitou uma indignação justa e permanece sendo causa de sofrimento e vergonha para a comunidade católica", disse.

Francisco está na Irlanda para o Encontro Mundial das Famílias, que na última sexta-feira (24) teve a participação de Marie Collins, vítima de abuso que integrava uma comissão antipedofilia da Igreja, mas abandonou o cargo por causa da falta de cooperação dentro da Cúria.

Na ocasião, ela criticou a "carta ao povo de Deus" divulgada nesta semana e na qual o Pontífice insta a comunidade católica a se unir para combater a pedofilia. "Os sobreviventes não precisam de uma carta do Papa para saber que essa é uma realidade. Falamos isso durante décadas", disse.

Além da Irlanda, escândalos de pedofilia abalaram a imagem da Igreja em países como Estados Unidos, Chile e Austrália, envolvendo até mesmo lideranças próximas a Francisco, como o cardeal George Pell, prefeito licenciado da poderosa Secretaria de Economia do Vaticano e réu por abusos.

"É meu desejo que a gravidade dos escândalos de abusos sirva para sublinhar a importância da proteção dos menores e adultos vulneráveis por parte de toda a sociedade", declarou Jorge Bergoglio na Irlanda.

Para Marie Collins, o posicionamento do Pontífice neste sábado não apresentou "nada de novo" e foi "decepcionante".

No discurso às autoridades irlandesas, o Papa ainda defendeu o papel da família no "desenvolvimento de um saudável e florescente tecido social" e se mostrou "preocupado" com os "desarranjos" do casamento, em um país que legalizou recentemente o matrimônio gay.

Francisco fica na Irlanda até este domingo (26) e deve se encontrar com vítimas de pedofilia.

Veja também

Esses acusados de abuso ainda têm trabalho:
Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade