Cuba antecipa eleição que encerrará 'era Castro'
Assembleia Nacional escolherá novo presidente em 18/04
O Conselho de Estado de Cuba decidiu adiantar em 24 horas a sessão da Assembleia Nacional que elegerá o novo presidente do país, colocando fim à dinastia dos irmãos Castro na ilha.
A votação estava marcada para a próxima quinta-feira (19), mas foi antecipada para esta quarta (18). O Conselho de Estado, chefiado por Raúl Castro, afirmou que a mudança foi realizada para "facilitar o desenvolvimento das etapas que exige uma sessão de tal importância".
A Assembleia Nacional, Parlamento unicameral do país, possui 605 membros e foi formada nas eleições do último mês de março, em um processo controlado pelo Partido Comunista de Cuba (PCC). Aos 86 anos, Raúl governa desde 2008, após ter comandado o aparato repressivo de Fidel.
O vice-presidente e engenheiro Miguel Díaz-Canel, 57 e nascido depois da Revolução Cubana, é o mais cotado para substituí-lo. De perfil discreto, ele cresceu dentro do PCC e empunha a bandeira da continuidade, mas não faz parte dos quadros históricos do partido.
Se assumir a Presidência, é provável que seu poder dependa mais de seu desempenho pessoal do que de sua própria figura, ao contrário dos irmãos Castro.
Comentários
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.