Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Cruz Vermelha e OMS apelam pela libertação de reféns em Gaza

Organizações pedem 'fim de humilhação' após divulgação de vídeos

4 ago 2025 - 10h41
(atualizado às 13h22)
Compartilhar
Exibir comentários

A Cruz Vermelha e a Organização Mundial de Saúde realizaram um apelo nesta segunda-feira (4) pela libertação dos reféns israelenses em posse do grupo fundamentalista Hamas na Faixa de Gaza, pedindo também pelo "fim da humilhação pública" destas pessoas.

Prisioneiro do Hamas, Rom Braslavsky tem 21 anos
Prisioneiro do Hamas, Rom Braslavsky tem 21 anos
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

O escritório internacional da Cruz Vermelha disse estar "horrorizado" com os vídeos publicados pelo Hamas que mostram os prisioneiros Evyatar David e Rom Braslavsky em condições degradantes.

"Exigimos a libertação imediata e incondicional de todos os reféns em Gaza. Todas as formas de exposição pública que humilhem quem está privado de liberdade devem ser evitadas. Esta situação precisa acabar", declarou o movimento humanitário.

Na sequência, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, reforçou o apelo.

"Todos os reféns devem receber alimentos e tratamentos médicos e não devem ser humilhados", falou Ghebreyesus.

No último 1º de agosto, um braço armado do Hamas divulgou um vídeo com a imagem de Evyatar David, israelense capturado durante o ataque do movimento islâmico palestino em 7 de outubro de 2023 no sul do país judeu. A gravação, com pouco mais de um minuto de duração, mostra Evyatar muito magro e visivelmente fraco, preso em um túnel.

Um dia antes, em 31 de julho, a Jihad Islâmica Palestina, aliada ao Hamas, também divulgou um vídeo de outro refém, Rom Braslavsky, um cidadão israelense-alemão de 21 anos.

Até o momento, das 251 pessoas sequestradas há quase dois anos, 49 seguem retidas em Gaza, entre as quais 27 teriam morrido. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade