Coreia do Norte dispara míssil balístico em direção ao mar na costa leste
A Coreia do Norte disparou um míssil balístico na sexta-feira em direção ao mar ao largo de sua costa leste, disseram a Coreia do Sul e o Japão, após lançamentos de mísseis nas últimas duas semanas e o convite renovado do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, para conversas com Pyongyang.
Os militares sul-coreanos disseram que o suposto míssil balístico de curto alcance foi lançado de uma área na região noroeste da Coreia do Norte, perto da fronteira com a China, percorrendo uma distância de cerca de 700 km.
Os sistemas de vigilância da Coreia do Sul e dos EUA detectaram os preparativos para o lançamento e rastrearam o projétil em voo, disseram os militares. A informação foi compartilhada com o Japão, disseram.
O governo do Japão também afirmou que a Coreia do Norte havia disparado o que poderia ser um míssil balístico, que, segundo disse, provavelmente caiu fora da zona econômica exclusiva do Japão.
A primeira-ministra Sanae Takaichi declarou que não havia nenhum relato confirmado de danos.
Ao visitar a Coreia do Sul na semana passada, Trump repetiu sua disposição em se reunir com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, aumentando as expectativas de que os dois poderiam chegar a um acordo de última hora para se encontrarem.
Nenhuma reunião ocorreu, mas Trump disse que estava disposto a retornar à região para se encontrar com Kim.