Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Conclave para escolher novo Papa terá 7 cardeais brasileiros

Religiosos foram nomeados por Bento XVI e Francisco. Eles embarcarão para Roma nesta terça (22).

22 abr 2025 - 11h16
(atualizado às 14h58)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
Após a morte de Francisco, a Igreja Católica entra em 'sede vacante' e se prepara para o conclave, com sete cardeais brasileiros aptos a votar no novo pontífice, entre os 135 eleitores globais.
Nele, cardeais do mundo inteiro se reúnem em assembleia e ficam isolados do mundo. O princípio é de que não estejam sujeitos a influências e pressões. O voto é secreto.
Nele, cardeais do mundo inteiro se reúnem em assembleia e ficam isolados do mundo. O princípio é de que não estejam sujeitos a influências e pressões. O voto é secreto.
Foto: Reprodução do Youtube / Flipar

Após a morte de Francisco, a Igreja entra em "sede vacante" e se prepara para o conclave, com sete cardeais brasileiros aptos a votar.

 Atualmente, sete cardeais brasileiros podem participar e votar para escolher o novo pontífice.

O número máximo de cardeais eleitores é estabelecido em 120, embora atualmente existam 135 com direito a voto - e, como no passado, podem ser concedidas exceções.

Do total, 59 são da Europa (incluindo 19 da Itália); 37, das Américas (incluindo 16 da América do Norte, 4 da América Central e 17 da América do Sul); 20, da Ásia; 16, da África; e 3, da Oceania.

Os cardeais são membros sêniores da Igreja Católica escolhidos pessoalmente pelo Pontífice, mas aqueles com mais de 80 anos não têm permissão para votar.

Cardeais brasileiros 

Entre os cardeais brasileiros estão:

  • Cardeal eleitor Odilo Pedro Scherer, arcebispo de São Paulo, 75 anos, que foi criado em novembro de 2007;
  • Raymundo Damasceno Assis, arcebispo emérito de Aparecida (SP), de 88 anos, que se tornou cardeal em novembro de 2010;
  • João Braz de Aviz, arcebispo emérito de Brasília e ex-prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada as Sociedades de Vida Apostólica no Vaticano, de 77 anos.

Todos os três foram criados pelo papa Bento XVI (1927-2022).

A lista ainda inclui os cardeais escolhidos por Francisco:

  • Orani João Tempesta, 74 anos, arcebispo do Rio de Janeiro e o primeiro bispo brasileiro criado cardeal pelo argentino, em fevereiro de 2014;
  • Sergio da Rocha, arcebispo de Salvador, 65 anos, no cargo desde novembro de 2016;
  • Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília, nascido em 1967 e criado em agosto de 2022.

Por fim, também fazem parte:

  • Cardeal Leonardo Steiner, 75 anos, arcebispo de Manaus e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2011 e 2019;
  • Jaime Spengler, 65 anos, arcebispo de Porto Alegre e atual presidente da CNBB.

A expectativa é de que o conclave seja realizado na primeira quinzena de maio, com votações sob os afrescos de Michelangelo na Capela Sistina. 

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade