Comissário europeu fará missão agroalimentar no Brasil
Viagem de Christophe Hansen ocorrerá entre 20 e 24 de outubro
O comissário europeu da Agricultura e Alimentação, Christophe Hansen, realizará uma missão diplomática agroalimentar de alto nível ao Brasil entre os dias 20 e 24 de outubro.
O anúncio da viagem foi feito pelo próprio representante do bloco, que descreveu o Brasil como "um importante mercado agroalimentar" para a União Europeia.
"Tenho o prazer de anunciar que a minha próxima missão de diplomacia agroalimentar de alto nível será ao Brasil, em outubro. Vamos trabalhar juntos para abrir oportunidades para os nossos excelentes produtos", escreveu o comissário nas redes sociais.
A confirmação da missão ocorre em meio à tentativa de avanço para a finalização do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, apesar de enfrentar resistência do presidente da França, Emmanuel Macron.
Fontes em Bruxelas apontaram que é "improvável" que o acordo comercial entre a UE e o Mercosul ? do qual o Brasil faz parte ? seja ratificado até o final de outubro.
A expectativa é de que a Comissão Europeia adote a proposta legal antes das férias de verão no hemisfério, para que o acordo seja repassado para a ratificação dos Estados-membros e do Parlamento Europeu.
Em comunicado, a Comissão Europeia observou que o Brasil é a maior economia da América Latina e, de longe, a maior entre os quatro países do Mercosul, com 220 milhões de consumidores, de um total de 270 milhões do bloco.
No entanto, o potencial do Brasil como um destino-chave para as exportações agroalimentares da UE permanece em grande parte inexplorado. Atualmente, as exportações agroalimentares da UE para a região representam apenas cerca de 6% do valor total do negócios do bloco.