PUBLICIDADE

Mundo

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Gustavo Petro

Governo colombiano afirmou em comunicado que tais declarações "prejudicaram a confiança entre os dois países" e ofenderam a dignidade do presidente "eleito democraticamente"

28 mar 2024 - 09h48
Compartilhar
Exibir comentários

O governo da Colômbia decidiu expulsar todo o corpo diplomático da Argentina em seu país como protesto pelas declarações feitas pelo presidente argentino, Javier Milei, contra o chefe de Estado colombiano, Gustavo Petro.

Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Gustavo Petro
Colômbia expulsa diplomatas argentinos após Milei insultar Gustavo Petro
Foto: Perfil.com / Cedoc / Perfil Brasil

Em entrevista à CNN, Milei relatou ser crítico do líder da Colômbia e se referiu a ele como terrorista. "Não se pode esperar muito de alguém que foi um assassino terrorista", disse em referência ao passado de guerrilha de Petro.

O que diz o governo da Colômbia?

O governo colombiano afirmou em comunicado que tais declarações "prejudicaram a confiança entre os dois países" e ofenderam a dignidade do presidente Petro, "eleito democraticamente".

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores da Colômbia comunicou que o alcance da expulsão "será comunicado à embaixada argentina através dos canais institucionais diplomáticos".

O embaixador colombiano na Argentina, Camilo Romero, publicou em sua conta no X que o governo colombiano "está explorando todas as medidas" para responder às declarações de Milei contra o Petro.

Milei já havia ofendido Petro

Em janeiro, durante uma entrevista à jornalista colombiana-americana Patricia Janiot, Milei chamou o presidente colombiano de "comunista assassino" e afirmou que ele era responsável pela destruição do país.

Na ocasião, o Ministério de Relações Exteriores da Colômbia reagiu fortemente, rejeitando veementemente as afirmações de Milei, que "atacavam a honra do presidente colombiano e ignoravam a amizade profunda entre os dois países".

Romero também comentou em sua conta no X: "Milei é um hipócrita. Enquanto hoje pede aprovação do nosso governo para seu novo embaixador na Colômbia, ele chama o presidente Petro de assassino. Já havia atacado Lula e o Papa Francisco. Podemos pensar de forma diferente, mas a região e a fraternidade histórica dos nossos povos devem estar acima das diferenças".

*  Sob supervisão de Lilian Coelho

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Publicidade