PUBLICIDADE

Mundo

Cientistas criam sistema que 'prevê' terremotos

Modelo passou por testes entre 2009 e 2014

14 jun 2018 - 20h10
(atualizado às 20h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Cientistas de Itália, Estados Unidos, Nova Zelândia e Japão desenvolveram um sistema que "prevê" a ocorrência de terremotos.

Terremoto no México
Terremoto no México
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

Os primeiros testes do modelo, realizados pelo Laboratório para Estudos de Previsibilidade de Terremotos (Csep), foram publicados na revista "Seismological Research Letters", nesta quarta-feira (13), com resultados positivos.

"Não temos a capacidade de dizer se haverá um terremoto amanhã, mas podemos calcular a probabilidade", explicou à ANSA o sismólogo Warner Marzocchi.

Os experimentos foram conduzidos pelo Csep em quatro lugares do mundo, através do uso de estatísticas e bancos de dados, estabelecendo um modelo comparativo entre os locais e o período de estudo, de 2009 e 2014.

Se a probabilidade de um terremoto "é de 5%, isso significa que, em média, a cada 20 vezes que houver uma determinada condição, acontecerá um terremoto", esclareceu Marzocchi.

Foram analisados, inclusive, os sismos ocorridos na Itália em 2012, que afetaram principalmente a região da Emília-Romana e deixaram dezenas de mortos.

E, como futura comparação, serão utilizados os terremotos que atingiram o centro do território italiano em 2016, com 299 vítimas.

"O confronto entre as previsões e os dados observados permite estabelecer um modelo mais eficiente", disse Marzocchi. "Graças ao Csep, foi possível levar a um âmbito científico todas as discussões sobre as previsões de sismos".

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade