PUBLICIDADE

Mundo

China pede que Estados Unidos e Reino Unido parem de interferir nos assuntos de Hong Kong

18 nov 2019 - 17h06
Compartilhar
Exibir comentários

O embaixador da China em Londres acusou nesta segunda-feira países estrangeiros, incluindo Estados Unidos e Reino Unido, de interferirem nos assuntos internos chineses por meio de suas reações aos confrontos violentos que vêm ocorrendo em Hong Kong.

Embaixador chinês para o Reino Unido, Liu Xiaoming
15/08/2019
REUTERS/Simon Dawson
Embaixador chinês para o Reino Unido, Liu Xiaoming 15/08/2019 REUTERS/Simon Dawson
Foto: Reuters

O polo financeiro asiático, que foi devolvido pelo Reino Unido, seu antigo governante colonial, à China em 1997, mas que desfruta de certo grau de autonomia conforme a fórmula "um país, dois sistemas", está mergulhado no caos há quase seis meses.

    Em uma escalada dramática, a polícia de Hong Kong sitiou uma universidade da cidade, disparando balas de borracha e gás lacrimogêneo para reprimir manifestantes contra o governo munidos de coquetéis molotov e outras armas para impedi-los de fugir.

    Em Londres, o embaixador Liu Xiaoming convocou uma coletiva de imprensa na embaixada chinesa para comentar os eventos em Hong Kong e criticou governos e a mídia ocidental por suas reações à crise.

    "Alguns países ocidentais têm apoiado publicamente perpetradores de violência extrema", disse.

    "A Câmara dos Deputados dos EUA adotou a chamada Lei de Direitos Humanos e Democracia de Hong Kong para interferir descaradamente nos assuntos de Hong Kong, que são assuntos internos da China", argumentou.

    "O governo britânico e o Comitê de Assuntos Externos da Câmara dos Comuns publicaram relatórios relacionados à China fazendo comentários irresponsáveis sobre Hong Kong", acrescentou.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade