PUBLICIDADE

Mundo

China estuda proibir comércio de animais selvagens

Prática estaria na origem da epidemia do novo coronavírus

17 fev 2020 - 08h08
(atualizado às 08h26)
Compartilhar
Exibir comentários

O Partido Comunista da China (PCC) estuda uma proposta para banir o comércio de animais selvagens no país, prática que estaria na origem da epidemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2).

Mulheres esperam ônibus em frente ao Mercado de Frutos do Mar de Huanan, em Wuhan, onde teria começado a epidemia do novo coronavírus
Mulheres esperam ônibus em frente ao Mercado de Frutos do Mar de Huanan, em Wuhan, onde teria começado a epidemia do novo coronavírus
Foto: EPA / Ansa - Brasil

Segundo uma nota oficial divulgada nesta segunda-feira (17), a medida será discutida na 16ª sessão bimestral do Comitê Permanente do Politburo do PCC, em 24 de fevereiro.

"O próximo encontro avaliará uma proposta sobre o banimento do comércio ilegal de animais selvagens e a eliminação dos maus hábitos de comer animais selvagens, como forma de proteger a saúde e a segurança das pessoas", diz o comunicado.

Acredita-se que o coronavírus tenha sido transmitido ao ser humano através de animais selvagens vendidos em um mercado de frutos do mar em Wuhan, capital da província de Hubei e epicentro da epidemia.

O Politburo, que reúne a elite do PCC, também discutirá na semana que vem o adiamento da terceira sessão anual do 13º Congresso Nacional do Povo, órgão legislativo da China, prevista para o início de março, por causa do coronavírus.

A epidemia já contaminou 71,8 mil pessoas e matou 1.775, sendo 1.770 na China continental. As outras vítimas foram registradas em Hong Kong, Taiwan, Japão, Filipinas e França. Quase 30 países já confirmaram casos do novo coronavírus, principalmente Singapura (75) e Japão (65).

Na costa japonesa, o navio de cruzeiro Diamond Princess está em isolamento há mais de 10 dias e já totaliza 454 pessoas contaminadas. Além disso, a família real cancelou as celebrações pelo 60º aniversário do imperador Naruhito, que aconteceriam no próximo domingo (23).

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade