China é atingida por enchentes, deslizamentos de terra e calor
Chuvas torrenciais varreram áreas da China na quarta-feira, quando a tempestade tropical Danas encharcou os centros tecnológicos costeiros, enquanto as chuvas de monções mais para o interior provocaram deslizamentos de terra e inundações repentinas em um arco de 1.400 km.
Para agravar o desafio das autoridades, um sistema subtropical de alta pressão tem aquecido a costa nordeste da economia de US$19 trilhões e as províncias centrais desde a semana passada, sobrecarregando as redes de energia e as plantações.
A segunda maior economia do mundo enfrenta ameaças crescentes de condições climáticas extremas, que os meteorologistas associam à mudança climática. A cada ano, o impacto ameaça destruir dezenas de bilhões de dólares em atividades comerciais, além da perda de vidas, à medida que as defesas contra enchentes envelhecidas são sobrecarregadas e as lacunas de infraestrutura -- como o acesso limitado ao ar condicionado -- são expostas.
Autoridades meteorológicas chinesas pediram aos moradores que fiquem em casa, pois a tempestade Danas - que se enfraqueceu de um tufão depois de causar duas mortes em Taiwan - começou a despejar a água que havia sugado do Mar do Sul da China e do Estreito de Taiwan nas províncias costeiras de Zhejiang e Fujian.
A previsão é de que Danas deposite até 30 centímetros de chuva em algumas partes, fechando escolas e colocando as autoridades ao longo dos rios que alimentam os principais portos das cidades de Fuzhou e Xiamen em alerta para inundações repentinas, de acordo com a emissora estatal chinesa.
ONDAS DE CALOR
O sistema subtropical de alta pressão, abrangendo as nuvens de monção no interior da China e as faixas de chuva de Danas, continuou a pairar sobre a China central e a costa leste, indo de Xangai em direção a Pequim na quarta-feira, trazendo calor quase recorde para as megacidades de Xangai, Wuhan e Changsha.
As pessoas no nordeste da China foram orientadas a evitar sair de casa durante as horas mais quentes do dia e a se manterem hidratadas, após relatos de fatalidades relacionadas à insolação na semana passada.
A China não fornece uma contagem oficial de mortes relacionadas ao calor, embora a mídia nacional ocasionalmente relate fatalidades citando autoridades locais.