PUBLICIDADE

Mundo

China critica nova travessia de navio de guerra dos EUA pelo Estreito de Taiwan

23 jun 2021 - 10h29
Compartilhar
Exibir comentários

A China acusou os Estados Unidos nesta quarta-feira de serem os maiores "criadores de risco" de segurança da região depois que um navio de guerra norte-americano atravessou a rota marítima sensível que separa Taiwan da China.

Bandeiras da China e dos EUA
14/4/ 2021 REUTERS/Aly Song
Bandeiras da China e dos EUA 14/4/ 2021 REUTERS/Aly Song
Foto: Reuters

A Sétima Frota da Marinha dos EUA disse que o USS Curtis Wilbur, contratorpedeiro antimísseis teleguiados da classe Arleigh Burke, realizou uma "travessia de rotina pelo Estreito de Taiwan" de acordo com a lei internacional na terça-feira.

"O trânsito do navio pelo Estreito de Taiwan demonstra o compromisso dos EUA com um Indo-Pacífico livre e aberto."

O Comando do Teatro Leste do Exército de Libertação Popular disse que suas forças monitoraram a embarcação durante sua passagem e a alertaram.

"O lado dos EUA está usando os mesmo truques de sempre intencionalmente e criando confusão e transtornando as coisas no Estreito de Taiwan", disse.

Isto "demonstra plenamente que os Estados Unidos são os maiores criadores de risco para a segurança regional, e nos opomos resolutamente a isto".

O Ministério da Defesa de Taiwan disse que o navio rumou para o norte pelo estreito e que a "situação está normal".

O mesmo navio cruzou o estreito um mês atrás, levando a China a acusar os EUA de ameaçarem a paz e a estabilidade.

A missão mais recente ocorre cerca de uma semana depois de Taiwan dizer que 28 aeronaves da Força Aérea chinesa entraram em sua zona de identificação de defesa aérea, a maior incursão já relatada.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade