PUBLICIDADE

Mundo

Chanceler da Áustria pede eleições antecipadas

18 mai 2019 - 15h34
Compartilhar
Exibir comentários

O chanceler da Áustria, o conservador Sebastian Kurz, pediu neste sábado (18) para o presidente Alexander Van der Bellen convocar eleições antecipadas "o quanto antes", em função do rompimento da aliança com a legenda de ultradireita Partido da Liberdade (FPÖ).

Sebastian Kurz (direita) com Heinz-Christian Strache (esquerda), seu ex-vice-chanceler
Sebastian Kurz (direita) com Heinz-Christian Strache (esquerda), seu ex-vice-chanceler
Foto: EPA / Ansa - Brasil

A notícia chega poucas horas depois da renúncia do vice-chanceler Heinz-Christian Strache, líder do FPÖ e que foi filmado combinando contribuições ilícitas para sua sigla com a suposta neta de um oligarca russo.

"Pedi para o presidente da República convocar eleições antecipadas o quanto antes. Não há alternativas: é impossível uma colaboração com o FPÖ, os sociais-democratas não compartilham de nossas posições e os outros partidos são muito pequenos", disse Kurz.

O chanceler chegou ao poder em dezembro de 2017, graças a uma aliança de sua sigla, o Partido Popular (ÖVP), de centro-direita, com o FPÖ. "Quando é muito, é muito. O FPÖ prejudica nosso país", acrescentou, descartando seu agora ex-aliado.

Segundo Kurz, ele teve de "engolir muito" para garantir a aprovação de reformas, como a proximidade de alguns líderes da legenda ultranacionalista com ambientes xenófobos.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade