Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Catar diz que cessar-fogo entre Israel e Irã é oportunidade de trégua em Gaza

O Catar, um dos mediadores entre Israel e o grupo Hamas na guerra na Faixa de Gaza, citou uma "janela de oportunidade" criada pelo cessar-fogo entre Irã e Israel para alcançar uma trégua no território palestino.

28 jun 2025 - 09h22
Compartilhar
Exibir comentários

O Catar, um dos mediadores entre Israel e o grupo Hamas na guerra na Faixa de Gaza, citou uma "janela de oportunidade" criada pelo cessar-fogo entre Irã e Israel para alcançar uma trégua no território palestino.

Palestinos buscam ajuda junto à Fundação Humanitária de Gaza, no sul do território, em 29 de maio de 2025.
Palestinos buscam ajuda junto à Fundação Humanitária de Gaza, no sul do território, em 29 de maio de 2025.
Foto: REUTERS - HATEM KHALED / RFI

Em entrevista à AFP na sexta-feira (27), o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Catar, Majed al-Ansari, afirmou que Doha e outros mediadores em Washington e Cairo estão trabalhando "para usar o cessar-fogo entre Irã e Israel para reiniciar as negociações de paz em Gaza".

"Se não aproveitarmos esta janela de oportunidade e impulso, será apenas mais uma chance perdida em um futuro próximo. Não queremos que isso aconteça novamente", disse o porta-voz, que também é conselheiro do primeiro-ministro do Catar. O presidente dos EUA, Donald Trump, garantiu, também na sexta-feira, que um cessar-fogo entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza estava "próximo" e poderia ocorrer já na "próxima semana", para encerrar a guerra que se arrasta há mais de 20 meses no território palestino.

Majed al-Ansari explicou que não havia uma rodada de negociações em andamento entre as partes, mas que o Catar estava "fortemente envolvido em discussões com cada lado separadamente". Os mediadores estão há meses em negociações com Israel e o Hamas com o objetivo de encerrar a guerra.

Uma trégua de dois meses, acordada quando Trump assumiu o cargo em janeiro, fracassou em março, com Israel intensificando suas operações militares na Faixa de Gaza. "Vimos a pressão americana e o que ela pode realizar", disse Ansari, referindo-se à trégua de janeiro que resultou na libertação de dezenas de reféns mantidos pelo Hamas em troca de centenas de prisioneiros palestinos.

Nova trégua aguardada

No contexto da pressão dos Estados Unidos por um cessar-fogo entre Israel e o Irã, ele disse que não é "exagerado" pensar que a pressão de Washington possa garantir uma nova trégua em Gaza.

"Estamos trabalhando em estreita colaboração com eles para garantir que a comunidade internacional como um todo, e os Estados Unidos em particular, exerçam a pressão necessária para trazer ambos os lados à mesa de negociações", disse o porta-voz. Em relação ao ataque iraniano a uma base militar americana no Catar na última segunda-feira (24), Ansari declarou que, enquanto os líderes do Catar analisavam como responder ao ataque em seu território, o presidente americano ligou para o emir do Catar para lhe dizer: "Há uma possibilidade de estabilidade regional (...) e Israel concordou com um cessar-fogo".

"O Catar poderia ter decidido intensificar a tensão", disse Ansari. "Mas, como havia uma chance de paz, optamos por essa solução", acrescentou.

O Irã lançou seu ataque à base americana no Catar um dia após os bombardeios americanos a três instalações nucleares iranianas. Um cessar-fogo entre Irã e Israel, anunciado pelo presidente Donald Trump, entrou em vigor na última terça-feira (25), após uma guerra de 12 dias desencadeada por Israel.

(Com AFP)

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade