PUBLICIDADE

Mundo

Casos de covid-19 no Peru dobram em 9 dias e somam 20 mil

A crise deixou milhões de desempregados, e os hospitais do país estão com dificuldade para lidar com o crescimento veloz de infecções.

23 abr 2020 - 15h50
(atualizado às 16h20)
Compartilhar
Exibir comentários

Os casos relatados de coronavírus no Peru aumentaram rapidamente esta semana e passaram de 20 mil nesta quinta-feira (23), dobrando em nove dias e atingindo a economia do segundo maior produtor de cobre do mundo.

A crise deixou milhões de desempregados, e os hospitais do país estão com dificuldade para lidar com o crescimento veloz de infecções de Covid-19 - corpos são mantidos em corredores, máscaras são reutilizadas constantemente e protestos têm irrompido entre profissionais de saúde preocupados com sua segurança.

O Ministério da Saúde diz acreditar que o número de pacientes atingirá o pico dentro de dias ou na semana que vem.

O Peru registrou seu primeiro caso de coronavírus em 6 de março e levou 25 dias para chegar a mil, mas em alguns dias atingiu 10 mil casos em 14 de abril, segundo uma contagem da Reuters.

Os casos voltaram a dobrar para 20.914 casos confirmados nesta quinta-feira, e o Peru acumula um total de 572 mortes.

O país tem o segundo maior número de casos da América do Sul, só perdendo para o Brasil, apesar de um isolamento rigoroso que visa deter a disseminação do coronavírus.

Em 15 de março, o Peru anunciou que fecharia suas fronteiras e pediu que os cidadãos fizessem uma quarentena voluntária de 15 dias, apesar de ter somente 71 casos registrados de coronavírus. Desde então, a quarentena nacional foi prorrogada para 26 de abril.

Mas no dia 19 de abril o primeiro-ministro, Vicente Zeballos, disse que o isolamento continuará por mais algumas semanas.

Veja mais:

Por que usar máscara contra a covid-19? Médico responde:
'Não é gripezinha': o que dizem os curados do coronavírus:
O drama das periferias brasileiras em meio à pandemia:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade