PUBLICIDADE

Mundo

Canadá diz ter evidências de que Irã derrubou avião

9 jan 2020 - 18h08
(atualizado às 22h52)
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, disse nesta quinta-feira ter informações de múltiplas fontes de inteligência indicando que o avião ucraniano que sofreu um acidente nas proximidades de Teerã, na quarta, foi atingido por um míssil anti-aéreo iraniano

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante entrevista coletiva em Ottawa
09/01/2020 REUTERS/Blair Gable
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, durante entrevista coletiva em Ottawa 09/01/2020 REUTERS/Blair Gable
Foto: Reuters

Autoridades norte-americanas disseram mais cedo que a aeronave provavelmente teria sido derrubada acidentalmente por defesas anti-aéreas do Irã. Todas as 176 pessoas a bordo, incluindo 63 canadenses, morreram. 

"Temos informações de diversas fontes, incluindo nossos aliados e nossa própria inteligência. As evidências indicam que a aeronave foi derrubada por um míssil de superfície ao ar", disse Trudeau em entrevista coletiva em Ottawa. 

"Isso pode muito bem ter sido acidental. Essas novas informações reforçam a necessidade de uma investigação completa sobre o assunto", continuou. Trudeau disse que seu governo não descansará enquanto não conseguir esclarecimentos, transparência, responsabilização e justiça. 

Mais cedo, o chefe da Organização de Aviação Civil do Irã, Ali Abedzadeh, negou que o país seja responsável pela tragédia, classificando as informaçãões como "rumores ilógicos". "Cientificamente, é impossível que um míssil atinja o avião ucraniano, e esses rumores são ilógicos", afirmou Abedzadeh, segundo a agência de notícias Isna.

Veja também:

Previsão Brasil - Muita chuva no Nordeste:
Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade