PUBLICIDADE

Mundo

Canadá diz que caixas-pretas de acidente no Irã devem ser enviadas para França

17 jan 2020 - 17h47
Compartilhar
Exibir comentários

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, pediu nesta sexta-feira ao Irã que envie para a França as caixas-pretas do avião abatido por forças iranianas para análise e disse que os primeiros restos mortais de vítimas devem chegar em breve ao Canadá.

Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau
17/01/2020
REUTERS/Blair Gable
Primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau 17/01/2020 REUTERS/Blair Gable
Foto: Reuters

Trudeau afirmou em uma entrevista coletiva em Ottawa que a França é um dos poucos países com capacidade de ler os gravadores de dados de voo e de cabine do jato, que, segundo ele, estão muito danificados.

O Irã diz que abateu o voo 752 da Ukrainian International Airlines na semana passada por acidente, matando todas as 176 pessoas a bordo, 57 das quais canadenses.

"O Irã não tem o nível de conhecimento técnico e, principalmente, o equipamento necessário para poder analisar rapidamente essas caixas-pretas danificadas", declarou Trudeau.

"Há um início de consenso de que... (a França) seria o lugar certo para enviar essas caixas-pretas para obter informações apropriadas sobre elas de uma maneira rápida e é isso que estamos estimulando as autoridades iranianas a concordarem."

Na semana desde que Teerã disse que seus militares haviam derrubado a aeronave, o governo do Irã afirmou que as autoridades internacionais que investigam a tragédia teriam acesso aos dados da caixa-preta, mas isso ainda não aconteceu, atrasando a investigação.

Mais de dois terços dos canadenses não estão confiantes de que haverá um relato completo e preciso do desastre, de acordo com uma pesquisa do Instituto Angus Reid divulgada na sexta-feira.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade