Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Azerbaijão prende jornalista e acusa outro, em meio a repressão à imprensa

15 jan 2024 - 17h18
Compartilhar
Exibir comentários

A polícia do Azerbaijão prendeu um jornalista nesta segunda-feira e ordenou a detenção pré-julgamento de outra profissional, os mais recentes repórteres a serem alvos de problemas legais desde novembro, quando teve início a repressão contra a imprensa independente.

A organização Repórteres sem Fronteiras (RSF, na sigla em francês) coloca o Azerbaijão em 151º lugar entre os 180 países de seu índice de Liberdade de Imprensa Mundial. 

Shahin Rzayev, analista político da JAM News, veículo que cobre o Azerbaijão e as vizinhas Georgia e Armênia, foi preso por ordem que determina sua custódia por 15 dias por acusações de "vandalismo mesquinho", disse o Ministério do Interior do Azerbaijão. 

Separadamente, um tribunal de Baku ordenou que Elnara Gasimova, repórter do site de jornalismo investigativo Abzas Media, fosse detida temporariamente até 3 de abril, acusada de contrabando.

Ela é a sexta repórter do Abzas Media acusada pelas leis anti-contrabando desde novembro. Na época, a polícia afirmou ter encontrado 40.000 euros em dinheiro vivo nos escritórios do veículo em Baku.

Também em novembro, a polícia do Azerbaijão prendeu Aziz Orujev, chefe do canal de vídeos on-line Kanal 13 e o acusou de contrabando. 

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade