PUBLICIDADE

Mundo

Autoridades confirmam 18 mortos e 13 feridos em tiroteio nos EUA; suspeito segue foragido

Robert R. Card, de 40 anos, é suspeito de cometer os ataques na cidade de Lewiston; até o momento 8 vítimas já foram identificadas

26 out 2023 - 12h25
(atualizado às 14h57)
Compartilhar
Exibir comentários
Autoridades confirmam ao menos 18 mortos em tiroteio nos EUA; suspeito segue foragido:

Autoridades do estado norte-americano do Maine confirmaram que 18 pessoas morreram e 13 ficaram feridas após um tiroteio em massa na cidade de Lewiston, na noite de quarta-feira, 25. O suspeito do crime, Robert R. Card, de 40 anos, continua foragido. As informações foram reveladas durante coletiva de imprensa nesta quinta-feira, 26. 

Das 18 vítimas, 8 já foram identificadas e suas famílias foram avisadas sobre a morte. Segundo as autoridades locais, Robert R. Card é acusado dos homicídios e, assim, que as demais vítimas forem identificadas, este número irá chegar a 18 acusações. 

Atirador deixa ao menos 18 mortos em cidade nos EUA; suspeito está foragido:

De acordo com William G. Ross, da Polícia Estadual do Maine, sete pessoas foram assasinadas na pista de boliche Just-in-Time, sendo uma mulher e seis homens. No bar-restaurante, sete homens morreram a tiros dentro do estabelecimento, e um do lado de fora. Outras três vítimas chegaram a ser levadas ao hospital, mas não resistiram.  

Coletiva de imprensa sobre o andamento das investigações do tiroteio em massa na cidade de Lewiston, Maine
Coletiva de imprensa sobre o andamento das investigações do tiroteio em massa na cidade de Lewiston, Maine
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A governadora de Maine, Janet Mills, agradeceu aos policiais que fazem uma "caçada" pelo suspeito do atentado. "Ainda há muitas coisas que ainda não sabemos sobre estes ataques, mas todo o peso da minha gestão está por trás dos esforços das autoridades para capturar a pessoa de interesse, Robert B. Card, de Bowdoin, responsabilizar quem quer que seja responsável por esta atrocidade sob toda a força da lei estadual e federal e buscar justiça total para as vítimas e suas famílias", declarou durante entrevista coletiva.

O que se sabe sobre o crime

Como foi o ataque a tiros no Maine? Por volta das 19h (horário de Brasília), o suspeito identificado como Robert R. Card atirou contra frequentadores de dois estabelecimentos, um bar-restaurante e de uma pista de boliche, na cidade de Lewiston, no Maine.

Qual o número de vítimas? Até as 13h desta quinta-feira, 26, 18 mortes foram confirmadas pelas autoridades dos EUA, outras 13 ficaram feridas. Dos 18 mortos, sete foram assasinados na pista de boliche Just-in-Time (uma mulher e seis homens). Já No bar-restaurante, sete homens morreram a tiros dentro do estabelecimento, e um fora.  Outras três vítimas chegaram a ser levadas ao hospital, mas não resistiram.  

Quem é o suspeito? Robert R. Card, de 40 anos, é um reservista do exército e instrutor de tiro. Ele também tem um histórico de doença mental e chegou a passar duas semanas internado em um centro psiquiátrico neste ano.  

A identidade do suspeito foi descoberta por meio de câmeras de segurança e após a identificação de um van branca abandona a cerca de dez quilômetros de Lewiston. O veículo pertencia a Card. 

O que diz a policia local?  "Forças da lei estão tentando localizar Robert Card [nascido em] 4/4/1983, como uma pessoa de interesse em relação ao tiroteio em massa no Schemengees Bar e Sparetime Recreation esta noite. Card deve ser considerado armado e perigoso. Entre em contato com a polícia se tiver conhecimento de seu paradeiro", afirmaram as autoridades locais, em comunicado. 

Como é cidade do ataque? Lewiston é a segunda maior cidade do Maine, com uma população de 37.000 habitantes. O estado tem uma longa cultura de posse de armas e não exige licenças para porte de armas. Ainda assim, ele aparece como um dos mais seguros dos EUA. O atentado é o segundo mais letal da história do país. 

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade