PUBLICIDADE

Mundo

Áustria proíbe véu islâmico em escolas primárias

Lei foi proposta pela coalizão overnista de extrema-direita

16 mai 2019 - 12h37
Compartilhar
Exibir comentários

Os deputados da Áustria aprovaram ontem (15) uma lei que proíbe o uso do véu islâmico em escolas primárias. A medida foi proposta pela coalização governista de extrema-direita.

    O texto não menciona explicitamente o véu islâmico. Ele se refere apenas a "qualquer vestimenta de influência ideológica que cubra a cabeça, todo o cabelo ou grande parte dele". Fica, assim, subentendido que se refere ao véu.

    Mas os representantes dos partidos do governo, o Partido Popular Austríaco (ÖVP) e o Partido da Liberdade da Áustria (FPÖ), deixaram claro que o alvo da lei é o véu islâmico.

    Um porta-voz do FPO disse que a lei "é um gesto contra o Islã político". Já o deputado da OVP Rudolf Taschner afirmou que o véu era um tipo de "submissão" das mulheres.

    Vestimentas masculinas, como o gorro muçulmano ou a quipá judaica, não se enquadram na lei.

    O chanceler da Áustria, Sebastian Kurz, ressaltou, porém, que é possível que sejam aceitos recursos à Corte Constitucional. Governos anteriores da Áustria já tinham proibido véus que cobrem totalmente o rosto em tribunais, escolas e "espaços públicos", inclusive o uso deles por policiais, juízes, magistrados e promotores.

Ansa - Brasil   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade