PUBLICIDADE

Mundo

Atrizes de Hollywood são acusadas de comprar vagas para filhos em universidades dos EUA

12 mar 2019 - 16h20
Compartilhar
Exibir comentários

Procuradores federais dos Estados Unidos acusaram 50 pessoas de envolvimento em um esquema de 25 milhões de dólares para ajudar os filhos das atrizes de Hollywood Felicity Huffman e Lori Loughlin, de CEOs e de outros norte-americanos ricos a entrar em universidades de elite dos EUA, como Yale e Stanford.

Atriz Felicity Huffman
05/04/2018
REUTERS/Mario Anzuoni
Atriz Felicity Huffman 05/04/2018 REUTERS/Mario Anzuoni
Foto: Reuters

Os procuradores federais em Boston acusaram, nesta terça-feira, William "Rick" Singer, de 58 anos, de operar o esquema de fraudes através de sua Rede de Universidades e Carreiras Edge. A rede servia clientes como atrizes e diretores-executivos de empresas por meio do que procuradores disseram ser o maior esquema de fraudes de matrículas universitárias já revelado nos EUA.

"Estes pais são um catálogo de riqueza e privilégio", disse Andrew Lelling, procurador federal de Boston, em uma coletiva de imprensa. "Para cada estudante aceito por meio de fraude, um estudante honesto e genuinamente talentoso foi rejeitado".

Procuradores disseram que a operação de Singer tramou para que candidatos falsos fizessem vestibulares no lugar dos filhos de seus clientes, e também subornou treinadores para que concedessem vagas destinadas a atletas recrutados ainda que os candidatos não tivessem habilidades esportivas.

Os pais pagaram de 100 mil a 2,5 milhões de dólares por filho pelos serviços, que foram maquiados como contribuições para uma instituição de caridade falsa a cargo de Singer, disseram procuradores.

Segundo autos, Singer iria se declarar culpado de acusações como extorsão, lavagem de dinheiro e obstrução da justiça em um tribunal federal de Boston. Não foi possível contatá-lo de imediato para obter comentários.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade