PUBLICIDADE

Mundo

Ataque deixa 15 mortos em aldeia indígena no México

23 jun 2020 - 09h15
Compartilhar
Exibir comentários

Um grupo matou 15 moradores de uma aldeia indígena no sul do México, que foi alvo de disputas locais, disseram autoridades na segunda-feira, em um dos ataques mais brutais a abalar o interior do país nos últimos anos.

Veículo queimado após grupo atacar moradores de aldeia indígena em San Mateo del Mar, México
22/06/2020
REUTERS/Jose de Jesus Cortes
Veículo queimado após grupo atacar moradores de aldeia indígena em San Mateo del Mar, México 22/06/2020 REUTERS/Jose de Jesus Cortes
Foto: Reuters

Promotores do Estado de Oaxaca disseram que os corpos de 13 homens e duas mulheres foram identificados como vítimas dos ataques na noite de domingo e segunda-feira de manhã no município de San Mateo del Mar, a leste do porto de Salina Cruz.

O governo municipal de San Mateo del Mar informou em comunicado que o ataque foi orquestrado por pelo menos seis pessoas armadas, com o apoio de um suposto chefe do crime local.

Em uma declaração separada, os promotores estaduais de Oaxaca afirmaram que investigações sobre o que motivou o crime em Huazantlan del Rio, uma aldeia local de origem indígena Ikoots, estão em andamento. As autoridades ainda estão investigando se o grupo tinha armas.

As duas mulheres mortas protestavam contra os abusos cometidos por um dos supostos agressores, que se descreveu como um representante de Huazantlan del Rio, informou o governo municipal.

O conflito decorreu de bloqueios de estradas organizados nas últimas semanas por pessoas que reivindicam representar as autoridades de Huazantlan del Rio que querem causar problemas para seus próprios propósitos, afirmou o governo municipal, sem dar mais detalhes.

Os agressores torturaram e queimaram vivas várias vítimas, de acordo com o governo municipal. Fotos de alguns dos corpos parcialmente queimados foram publicadas nas mídias sociais. Um dos homens mortos parecia ter sido espancado com tijolos.

Uma autoridade do Estado disse que as fotos eram verdadeiras.

Nenhuma prisão foi efetuada ainda, acrescentou a autoridade.

San Mateo del Mar fica no litoral, e a região passa por disputas territoriais e conflitos por direitos de passagem há muitos anos, de acordo com a autoridade do Estado.

A área em torno do istmo de Tehuantepec também se tornou conhecida nos últimos anos por disputas de terras relacionadas a projetos de infraestrutura.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade