PUBLICIDADE

Mundo

Ataque a comboio da mineradora canadense Semafo deixa 37 mortos em Burkina Faso

6 nov 2019 - 20h06
Compartilhar
Exibir comentários

Trinta e sete civis foram mortos e mais de 60 ficaram feridos quando homens armados emboscaram um comboio que transportava trabalhadores da mineradora canadense Semafo, no leste de Burkina Faso, disseram autoridades regionais nesta quarta-feira.

O ataque é o mais mortal dos últimos anos, num momento em que militares lutam para conter a violência islâmica que invadiu partes de Burkina Faso, localizado no oeste da África. A Semafo aumentou a segurança no ano passado, após incidentes armados perto de duas de suas minas no país.

A Semafo disse em comunicado que o ataque a um comboio de cinco ônibus com escolta militar ocorreu na estrada para a mina de Boungou, na região de Est, a cerca de 40 quilômetros de Boungou, e que houve várias mortes e feridos.

O gabinete do governador de Est deu mais detalhes, dizendo que "homens armados não identificados fizeram uma emboscada a um comboio que transportava trabalhadores da Semafo", divulgando um número provisório de 37 civis mortos e mais de 60 feridos.

Esse dado não inclui um número desconhecido de forças de segurança que podem ter sido mortas no ataque. O número provavelmente aumentaria, pois ainda havia um grande número de pessoas desaparecidas, segundo uma fonte de segurança.

Em dezembro, um veículo da polícia foi atacado na mesma estrada, resultando em cinco mortes.

De acordo com a Semafo, a mina de Boungou está segura e as operações não tinham sido afetadas.

Outrora um local de relativa calma no Sahel, Burkina tem sofrido com uma insurgência doméstica nos últimos três anos, que foi amplificada por um surto de violência jihadista e criminalidade do seu caótico vizinho do norte, Mali.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade