PUBLICIDADE

Mundo

AstraZeneca deve saber se vacina funciona até final do ano

Se testes retomarem, empresa garante que a resposta vem ainda em 2020

10 set 2020 - 07h49
(atualizado às 08h25)
Compartilhar
Exibir comentários

A AstraZeneca deve saber até o final do ano se sua vacina experimental contra a covid-19 funciona, desde que os testes com o potencial imunizante sejam retomados em breve, disse o presidente-executivo da farmacêutica, Pascal Soriot, nesta quinta-feira, 10.

27/08/2020
REUTERS/Siphiwe Sibeko
27/08/2020 REUTERS/Siphiwe Sibeko
Foto: Reuters

A empresa britânica suspendeu os ensaios clínicos em estágio avançado com a vacina nesta semana depois de surgir uma doença em um partticipante dos estudos no Reino Unido. O paciente teria sofrido sintomas associados a uma rara desordem inflamatória espinhal chamada mielite transversa.

Soriot disse durante um evento online que a AstraZeneca ainda não sabe o diagnóstico, acrescentando que não estava claro se o voluntário tem a doença e que mais exames são necessários.

Ele disse que o diagnóstico será submetido a um comitê de segurança independente e que este grupo, geralmente, afirmará posteriormente à empresa se os testes podem continuar.

Soriot disse que é comum os testes com a vacina em potencial, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou como a mais promissora contra o coronavírus, serem suspensos.

"É muito comum, na verdade, e muitos especialistas dizem isso", disse ele. "A diferença com outros testes com vacinas é: o mundo inteiro não está observando, é claro. Eles param, eles estudam e eles reiniciam."

A AstraZeneca fornecerá vacinas para países simultaneamente para garantir uma distribuição justa e equitativa, disse Soriot, acrescentando que a empresa está perto de ter capacidade de produzir 3 bilhões de doses em vários locais do mundo para evitar que governos restrinjam a distribuição.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade