Vídeo de menino chorando seminu na neve gera polêmica na China
Um vídeo caseiro que mostra um menino chinês de 4 anos sendo supostamente forçado por seus pais a correr seminu em meio a uma nevasca em Nova York, nos Estados Unidos, gerou uma polêmica entre internautas na China, informa a agência AFP.
No vídeo, o menino corre sobre a neve em direção ao seu pai, que está segurando a filmadora, vestindo apenas tênis e cueca. Em alguns momentos, o menino chora e pede ao pai que o carregue. Em outras ocasiões, os pais do menino pedem que ele deite na neve, o que ele acaba fazendo após ser pressionado pela mãe.
He Liesheng, o pai do menino, disse à AFP que estava apenas tentando treinar o seu filho para ser forte e másculo, mas a gravação gerou um debate sobre o estilo rígido de criação pelo qual os pais chineses ficaram conhecidos após o livro Mãe Tigre, de Amy Chua.
"Ele concordou em correr na neve pelado, do contrário teria sido impossível tirar as roupas dele", disse He, que dirige uma empresa na cidade chinesa de Nanjing e estava em Nova York durante o período de férias do Ano-Novo lunar. "Ele não ficou muito feliz quando sentiu frio".
Os pais dizem que o menino recebeu diversos tipos de treinamento desde quando era pequeno e que raramente fica doente, após ter nascido prematuro e com vários problemas de saúde, incluindo água no cérebro, o que levou os médicos a dizerem que ele poderia ter paralisia cerebral. He diz que ensina seu filho a lutar Kung Fu, dançar, ciclismo e a subir montanhas, para que ele desenvolva um "temperamento masculino".
Segundo a AFP, não se sabe quem colocou o vídeo na internet. Uma assistente pessoal de He disse à AFP que o pai enviou o vídeo para alguns poucos amigos, mas não foi o responsável por compartilhar o vídeo. A gravação foi vista por dezenas de milhares de pessoas em sites de compartilhamento na internet. A maioria dos usuários criticou a postura dos pais.
"Eu não concordo com isso. Nós deveríamos dar às crianças uma infância feliz. Esses pais terríveis dizem que fizeram isso para o bem do menino, mas eu acredito que eles fizeram apenas para poderem se gabar no futuro", disse um internauta.
Porém, há quem concorde parcialmente com as táticas dos pais do menino. "O pai é cruel, mas ele fez isso para o bem do garoto. Ele não vai ser como as crianças de hoje, que só sabem brincar com celulares e computadores", diz um blogueiro.