PUBLICIDADE

Ásia

Tufão atinge nordeste das Filipinas e pode haver deslizamentos

10 mai 2015 - 09h38
(atualizado às 10h07)
Compartilhar
Exibir comentários

O tufão Noul atingiu a área nordeste das Filipinas neste domingo, quando autoridades alertaram para deslizamentos de terra e pediram que moradores das áreas costeiras se dirijam para regiões mais seguras.

A tempestade de categoria cinco carrega ventos de até 185 quilômetros por hora perto do centro, com rajadas de até 220 quilômetros por hora. Ele atingiu a província produtora de arroz de Cagayan, cerca de 400 quilômetros ao norte da capital, Manila, segundo a agência climática.

A eletricidade foi cortada na cidade de Tuguegarao, capital da província de cerca de 1 milhão de habitantes. O tufão deve se mover a noroeste a 17 quilômetros por hora e avançar na direção do sul do Japão na terça-feira.

"Aconselhamos fortemente uma retirada preventiva enquanto ainda temos tempo, e a expectativa é de que irá haver uma confluência de eventos --ondas altas, fortes chuvas nas montanhas, a possibilidade de tempestades e fortes ventos", disse Alexander Pama, chefe da agência nacional de desastres, em entrevista à imprensa antes da chegada do tufão.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade