PUBLICIDADE

Ásia

Rebeldes maoístas matam 12 pessoas durante eleições na Índia

A votação vai durar até 12 de maio e os resultados serão divulgados em 16 de maio

12 abr 2014 - 09h24
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Entre os eleitores, 814 milh&otilde;es&nbsp;come&ccedil;aram a votar na segunda-feira nas maiores legislativas do mundo</p>
Entre os eleitores, 814 milhões começaram a votar na segunda-feira nas maiores legislativas do mundo
Foto: AP

Os Rebeldes maoístas mataram neste sábado 12 pessoas em duas explosão em uma região do centro da Índia, durante a realização das eleições legislativas, informou a polícia. Seis funcionários eleitorais morreram quando os maoístas explodiram o ônibus em que viajavam no estado de Chhattisgarh, informou um chefe da polícia local.

Além disso, cinco agentes das forças de segurança e outra pessoas morreram na explosão de uma mina.

Entre os eleitores, 814 milhões começaram a votar na segunda-feira nas maiores legislativas do mundo, que poderão levar ao poder a oposição nacionalista hindu em detrimento do Partido do Congresso, da família Gandhi, em um contexto de pouco crescimento, corrupção e distúrbios religiosos.

Já no primeiro dia da votação, uma explosão matou dois policiais na região norte da Índia. Os agentes morreram na explosão de uma bomba que eles tentavam desativar no distrito de Aurangabad, a 150 km da capital do estado de Bihar, Patna.

A polícia desconfia de uma tática maoísta para prejudicar a votação em Bihar, começou apenas na quinta-feira.A região da explosão é conhecida pela rebelião maoísta. O ataque também deixou nove feridos.

Favoritisno do Partido do Povo Indiano

O favorito para assumir o posto de primeiro-ministro é Narendra Modi, que já governou o estado de Gujarat três vezes. Ele é filho de um vendedor de chá e se destacou pelo Partido do Povo Indiano (BJP).

As pesquisas apontam que parte dos eleitores, particularmente os jovens preocupados com a falta de emprego e cansados da corrupção, buscam uma mudança, depois de dez anos da esquerda no poder.

Esta é a maior eleição da história, já que 814 milhões de pessoas - 100 milhões a mais do que há cinco anos - poderão votar, em cerca de 1 milhão de colégios eleitorais, ao longo de seis semanas. Mais da metade da população tem menos de 25 anos.

A votação vai durar até 12 de maio e os resultados serão divulgados em 16 de maio.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade