PUBLICIDADE

Ásia

Modi, 'solteiro' favorito das eleições indianas, é casado

Candidato nacionalista assumiu, pela primeira vez, ser casado; ele era apresentado como homem solteiro e sozinho

10 abr 2014 - 09h32
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: AFP

O candidato nacionalista hindu Narendra Modi, favorito nas eleições legislativas na Índia, reconheceu pela primeira vez estar casado, revelando um dos principais mistérios de sua vida privada.

Modi, de 63 anos, é normalmente apresentado como um homem solteiro e que vive sozinho, conforme as determinações da organização nacionalista hindu RSS na qual fez sua carreira política.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/">veja o infográfico</a>

Vários meios de comunicação publicaram que ele havia escapado do casamento de conveniência arranjado por seus pais quando era menino, o que Modi nunca confirmou, limitando-se a declarar que a falta de família lhe permitia se concentrar em sua ação política.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/" data-cke-323-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/">veja o infográfico</a>

No registro da candidatura ao cargo de deputado em uma circunscrição do estado de Gujarat (oeste), na quarta-feira, reconheceu, no entanto, que tem uma esposa.

No campo reservado ao casamento, Modi, que dirigeo Executivo de Gujarat, escreveu o nome de "Jashodaben", indicando, no entanto, que não tinha "nenhuma informação" sobre ela.

Em fevereiro, uma professora aposentada de 62 anos chamada Jashobaden declarou em uma entrevista que não se sentia mal por não ter vivido com Modi.

"Sei que se comporta assim devido ao seu destino", declarou ao jornal Indian Express em fevereiro.

A imprensa indiana escreveu que o casamento nunca foi consumado.

Modi, que defende a honestidade e a integridade, diz apreciar o celibato e o apresenta como uma vantagem para lutar contra a corrupção do país.

"Não tenho vínculos familiares. Quem se beneficiaria com a corrupção?", declarou o líder do BJP durante um evento de campanha.

O outro principal candidato nestas eleições, o herdeiro da dinastia Gandhi-Nehru Rahul Gandhi, de 43 anos, também é solteiro e aparece frequentemente entre os mais cobiçados do país.

A vida de Modi tem outros campos obscuros, em particular seus anos de jovem adulto, durante os quais fez, ao que parece, uma viagem espiritual ao Himalaia.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade