PUBLICIDADE

Ásia

Indiano com 39 esposas é cortejado durante eleições

Líder de seita tem 127 filhos e netos

11 abr 2014 - 10h16
(atualizado às 10h22)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Pessoas ouvem o vice-presidente do Partido do Congresso da &Iacute;ndia, Rahul Gandhi, durante um com&iacute;cio eleitoral em Doda, &Iacute;ndia, nesta sexta-feira, 11 de abril</p>
Pessoas ouvem o vice-presidente do Partido do Congresso da Índia, Rahul Gandhi, durante um comício eleitoral em Doda, Índia, nesta sexta-feira, 11 de abril
Foto: AP

No remoto estado de Mizoram (leste da Índia), Zionnghaka Chana, polígamo e líder de uma seita, se converteu no eleitor mais assediado pelos políticos durante as eleições legislativas.

Chana tem 39 esposas e 127 filhos e netos, e pode fornecer muito apoio nestas eleições.

"Nos últimos dias estamos presenciando uma enxurrada de políticos que buscam votos", declarou à AFP Chana em seu lar de 100 quartos, nas colinas da aldeia de Baktawn, nos arredores de Aizawl, a capital do Estado.

"Durante todas as eleições somos muito solicitados, já que as margens para vencer dos políticos neste estado são pequenas, de modo que 100 votos a mais são uma grande diferença para eles", explicou Chana, de 70 anos, no início desta semana.

Mizoram é o único estado que vota nesta sexta-feira, na quarta das nove etapas de votação na maior eleição do mundo, à qual 814 milhões de eleitores foram convocados.

Este estado representa menos de 1% do eleitorado indiano. A votação no país terminará no dia 12 de maio, e os resultados serão anunciados quatro dias depois.

"Tudo o que queremos é um bom governo e o bem-estar do estado, ao invés dos ganhos pessoais para nossa família por parte dos políticos", afirmou.

A seita fundada pelo avô de Chana nos anos 1930 tem 1.700 membros, incluindo quatro gerações da família de Chana.

&amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/&amp;amp;quot; href=&amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/&amp;amp;quot;&amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;gt;&amp;amp;amp;amp;amp;lt;a data-cke-saved-href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/&amp;amp;amp;amp;quot; href=&amp;amp;amp;amp;quot;http://noticias.terra.com.br/mundo/india-eleicoes-2014/&amp;amp;amp;amp;quot;&amp;amp;amp;amp;amp;gt;veja o infogr&amp;amp;amp;amp;aacute;fico&amp;amp;amp;amp;amp;lt;/a&amp;amp;amp;amp;amp;gt;

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade