PUBLICIDADE

Ásia

Paquistão enforca militantes após ataque do Taliban a escola

O anúncio de suas mortes aconteceu poucas horas depois de a ONU apelar para que o país não realizasse as execuções

19 dez 2014 - 17h26
(atualizado às 19h46)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um homem coloca uma rosa na&nbsp;frente de retratos das v&iacute;timas do ataque talib&atilde; na Escola P&uacute;blica do Ex&eacute;rcito em Peshawar, durante uma vig&iacute;lia &agrave; luz de velas, em Lahore&nbsp;</p>
Um homem coloca uma rosa na frente de retratos das vítimas do ataque talibã na Escola Pública do Exército em Peshawar, durante uma vigília à luz de velas, em Lahore 
Foto: Mohsin Raza / Reuters

O Paquistão executou dois militantes proeminentes nesta sexta-feira, disseram fontes, uma resposta clara ao massacre de mais de 130 crianças em uma escola nesta semana.

Os militantes enforcados não tinham relação com o ataque do Taliban na cidade de Peshawar na terça-feira, mas suas execuções aconteceram em um momento no qual a chocada sociedade paquistanesa aumenta a pressão para que o governo faça mais para deter a escalada da violência.

O Paquistão suspendeu uma moratória na pena de morte depois do atentado, e Mohammed Aqeel e Arshad Mehmood foram os primeiros prisioneiros enforcados de acordo com as novas medidas.

O anúncio de suas mortes veio poucas horas depois de o escritório de direitos humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) apelar para que o Paquistão não realizasse as execuções, dizendo que isso não deterá o terrorismo e que pode até incentivar um “ciclo de vingança”.

“Aqeel e Arshad foram enforcados na prisão de Faislabad às 21h (horário local)”, afirmou uma fonte do governo da província de Punjab à Reuters.

Aqeel, também conhecido como doutor Usman, estava preso por ter liderado um ataque contra o quartel-general do Exército paquistanês em 2009 no qual 20 pessoas morreram. Ele era membro do grupo radical sectário Lashkar-e-Jhangvi.

Mehmood foi preso por tentar assassinar o ex-presidente Pervez Musharraf.

Quatro outros militantes, atualmente na prisão da cidade de Lahore, no leste do país, também devem ser executados nos próximos dias.

O governo do Paquistão impôs uma moratória extraoficial na pena capital em 2008. Até esta sexta-feira, só uma pessoa havia sido executada – um soldado condenado por um tribunal militar por matar um colega.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade