PUBLICIDADE

Ásia

Localizados no mar corpos e destroços de avião da AirAsia

30 dez 2014 - 06h12
(atualizado às 11h04)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Objetos e corpos foram encontrados a 10 quilômetros do local em que houve a última comunicação com a aeronave</p>
Objetos e corpos foram encontrados a 10 quilômetros do local em que houve a última comunicação com a aeronave
Foto: AP

Os destroços localizados nesta terça-feira no Mar de Java pertencem ao avião da AirAsia desaparecido no domingo com 162 pessoas a bordo, informou à AFP o diretor-geral da aviação civil da Indonésia. Cerca de 30 navios e 21 aviões de Indonésia, Austrália, Malásia, Cingapura, Coreia do Sul e Estados Unidos realizaram buscas numa área de 10 mil milhas náuticas quadradas. 

"Por enquanto, podemos confirmar que se trata do avião da AirAsia e o ministro de Transportes partirá em breve para Pangkalan Bun [região onde os destroços foram detectados]", disse Djoko Murjatmodjo.

Um navio da marinha indonésia recuperou mais de 40 corpos no mar, informou um porta-voz da Marinha à AFP. "O navio de guerra Bung Tomo recuperou 40 corpos e o número cresce", disse Manahan Simorangkir. 

O porta-voz da Marinha Manham Simorangkir afirmou à emissora TVOne que diversas vítimas foram encontradas, enquanto o porta-voz das Forças Aéreas Hadi Tjahjanto disse ao canal Metro TV que ao menos um corpo havia sido avistado. 

Além disso, um avião das Forças Aéreas indonésias também avistou uma "sombra" no formato de um avião no fundo do mar que se acredita ser do voo QZ8501, disse o chefe da Agência Nacional de Resgate e Buscas da Indonésia, Bambang Soelistyo, em coletiva de imprensa. Familiares das 162 pessoas que estavam a bordo do voo QZ8501 abraçaram-se e choraram em Surabaia, de onde o avião decolara, ao verem imagens mostrando um corpo boiando no mar durante a transmissão ao vivo da coletiva.

O voo QZ8501 sumiu dos radares cerca de uma hora depois de decolar do aeroporto internacional de Juanda, na ilha de Java, na Indonésia, às 5h20 de domingo (horário local). Ele deveria pousar quase três horas depois em Cingapura.

Em sua conta no Twitter, o diretor executivo da AirAsia, Tony Fernandes, expressou suas condolências aos parentes das vítimas. "Meu coração está repleto de tristezapor todas as famílias envolvidas no voo QZ8501. Em nome da AirAsia, meus pêsames a todos. Palavras não são capazes de expressar o quanto estou triste", escreveu.

Encontrados destroços do avião da AirAsia no mar de Java:

Com informações da Deutsche Welle

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade