PUBLICIDADE

Ásia

Japão destrói maior estoque de armas químicas deixado na China

O Japão abandonou armamento em dezenas de lugares da China no final da Segunda Guerra Mundial, pondo em risco a segurança da população e do meio ambiente locais

1 dez 2014 - 18h21
(atualizado às 19h54)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Um especialista em&nbsp;armas qu&iacute;micas abandonadas japon&ecirc;s&nbsp;embala armamento escavado em&nbsp;frente a uma escola&nbsp;em Mudanjiang, prov&iacute;ncia de Heilongjiang, nordeste da China, em julho de 2006&nbsp;</p>
Um especialista em armas químicas abandonadas japonês embala armamento escavado em frente a uma escola em Mudanjiang, província de Heilongjiang, nordeste da China, em julho de 2006 
Foto: GOH CHAI HIN / AFP

Uma fábrica de destruição de armas químicas, construída pelo Japão na China, começou a neutralizar nesta segunda-feira o maior estoque de munições abandonado pelo exército imperial japonês ao final da Segunda Guerra Mundial.

A estrutura começou a funcionar na região de Harbaling, no nordeste da China, onde ficava o local mais importante de enterro de armas químicas deixadas pelos militares japoneses, explicou à AFP, em Tóquio, um funcionário do governo japonês.

As instalações de destruição funcionam com mão-de-obra chinesa e japonesa em um dos poucos exemplos de cooperação entre os dois países no tema sensível das responsabilidades de Tóquio por seu papel durante a guerra.

"O abandono destas armas representa um dos crimes mais graves cometidos pelos invasores militaristas japoneses durante a invasão da China", afirmou um funcionário chinês não identificado, citado no domingo pela agência de notícias chinesa Xinhua.

China e Japão assinaram a Convenção das Nações Unidas sobre a Proibição de Armas Químicas em 1997. Dois anos depois, os dois países assinaram um memorando no qual o Japão se comprometia a proporcionar os recursos, o equipamento e o pessoal necessários para a escavação e a destruição de todas as armas químicas deixadas na China antes de 2007. Desde então, este prazo foi prorrogado.

Foram registradas armas químicas abandonadas pelo Japão em várias dezenas de locais da China, o que representa um risco real para a segurança da população e o meio ambiente locais.

No mês passado, o Japão realizou, em cooperação com a China e conforme as disposições da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OACI), operações de escavação e recuperação de armas químicas.

Uma vez recuperadas, estas armas foram armazenadas em depósitos provisórios na China.

O processo de destruição será longo e complexo: a maioria das munições, de calibres diferentes, está corroída. Algumas estão deformadas e é, por isso, difícil desmontá-las.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade