PUBLICIDADE

Ásia

Hong Kong tem novos confrontos entre polícia e manifestantes

Vários manifestantes ficaram feridos e alguns foram levados pela polícia

6 nov 2014 - 09h52
(atualizado às 09h53)
Compartilhar
Exibir comentários
Manifestantes foram às ruas em Hong Kong e enfrentaram a polícia
Manifestantes foram às ruas em Hong Kong e enfrentaram a polícia
Foto: Bobby Yip / Reuters

Uma centena de manifestantes mascarados e dezenas de policiais se enfrentaram na madrugada desta quinta-feira em Hong Kong, em uma das três áreas tomadas pelos ativistas pró-democracia, que há mais de um mês realizam uma campanha de desobediência civil.

Os distúrbios ocorreram por volta das 2h locais (16h de Brasília da quarta-feira), no distrito de Mong Kok, na península de Kowloon.

Vários manifestantes ficaram feridos e alguns foram levados pela polícia, mas ainda não há informações sobre detenções.

Algumas testemunhas relataram que a polícia utilizou gás de pimenta para dispersar os manifestantes.

Também participaram dos distúrbios simpatizantes do movimento do laço azul, que se opõem à ocupação das ruas pelos manifestantes pró-democracia.

Mais cedo, durante a noite de ontem, centenas de cidadãos de Hong Kong marcharam por várias ruas da cidade levando as máscaras brancas do personagem dos quadrinhos Guy Fawks, que se tornou a marca do movimento de protesto Anonymous.

A Federação dos Estudantes de Hong Kong, um dos principais grupos envolvidos nos protestos, ainda está decidindo se seus representantes viajarão a Pequim na próxima semana para tentar se reunir com responsáveis do governo central.

A visita poderia coincidir com a realização da cúpula da Apec, que acontece na capital chinesa na semana que vem e contará com a presença dos líderes políticos da região da Ásia-Pacífico, entre eles os presidentes dos EUA (Barack Obama) e da Rússia (Vladimir Putin).

Os ativistas do movimento democrático pedem que o governo central anule sua decisão de interferir na seleção dos candidatos que concorrerão ao governo de Hong Kong nas eleições de 2017.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade