Script = https://s1.trrsf.com/update-1765905308/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Ásia

Contaminação dos rios preocupa moradores de província chinesa

26 jan 2012 - 11h08
(atualizado às 12h20)
Compartilhar

Depois que uma mineradora lançou cádmio tóxico em um rio da província meridional chinesa de Guangxi, quantidade três vezes acima do limite permitido pelo Governo, o medo da contaminação está obrigando parte da população a comprar água potável, informou nesta quinta-feira a imprensa local.

Na cidade de Liuzhou, a água engarrafada já está em falta nos mercados, enquanto o Governo trata de tranquilizar a população alegando que a provisão de água potável é segura, destacou o jornal Oriental Morning Post.

No entanto, as autoridades do local verificaram que o nível de cádmio do rio Longliang, após o lançamento feito pela empresa Jinhe Mining Co, era superior ao permitido, confirmou a agência oficial de notícias Xinhua.

Esses níveis de contaminação foram detectados no último dia 15 de janeiro, depois que alguns peixes aparecessem mortos no rio. Porém, nas medições posteriores, as autoridades registraram uma diminuição do nível de contaminação, acrescentou a Xinhua.

Preocupada com a reação dos habitantes, as autoridades enviaram funcionários à região para garantir a provisão de água potável. Isso porque, o medo de contaminação por parte da população fez com que os comerciantes aumentassem o preço da água engarrafada.

Apesar das autoridades de Liuzhou assegurar que a qualidade da água nesta área estava "segura", os bombeiros, na última semana, foram vistos lançando produtos químicos no rio para tentar neutralizar o cádmio.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o cádmio é cancerígeno e pode causar sérios danos nos rins, nos ossos e no sistema respiratório. O produto químico é usado em várias aplicações industriais, que vão desde o aço até baterias.

Nos últimos 30 anos, o rápido crescimento econômico, assim como a falta de leis de proteção do meio ambiente, provocou a contaminação da maioria dos rios e canais com resíduos tóxicos, os quais são procedentes de fábricas e fazendas.

Em 2007, o aparecimento de algas tóxicas no lago Taihu, no leste da China, contaminou a água que era distribuída para mais de 2,3 milhões de pessoas.

A contaminação dos rios e leitos pelas fábricas está gerando inúmeros protestos entre os habitantes, já que a população teme por sua saúde e se mostra mais consciente sobre o meio ambiente.

EFE   
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra