PUBLICIDADE

Ásia

Arábia Saudita registra mais 26 casos da síndrome Mers

Número total de pessoas contaminadas pela doença já chega a 371 no país; autoridades temem a contaminação de milhares de peregrinos que irão à Arábia Saudita durante o mês do Ramadã

1 mai 2014 - 19h48
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Peregrinos&nbsp;usam&nbsp;m&aacute;scaras como precau&ccedil;&atilde;o contra a s&iacute;ndrome respirat&oacute;ria Oriente M&eacute;dio durante ora&ccedil;&atilde;o, perto da cidade sagrada mu&ccedil;ulmana de Meca, na Ar&aacute;bia Saudita</p>
Peregrinos usam máscaras como precaução contra a síndrome respiratória Oriente Médio durante oração, perto da cidade sagrada muçulmana de Meca, na Arábia Saudita
Foto: AP

A Arábia Saudita anunciou nesta quinta-feira que o número total de casos de Síndrome Respiratória do Oriente Médio (Mers), uma nova doença frequentemente fatal, quase dobrou em abril, com mais 26 infecções relatadas na terça-feira e quarta-feira.

O primeiro caso da doença no Egito também foi informado nesta quinta-feira, em um homem de 27 anos de idade que vivia na Arábia Saudita, mas voltou na semana passada ao Egito, passando mal depois de ter tido contato com um tio que morreu de Mers.

A preocupação internacional sobre a doença é grande porque a Arábia Saudita deverá receber um número elevado de peregrinos estrangeiros durante o mês de jejum do Ramadã, em julho, seguido de outros milhões para a peregrinação anual do haj, em outubro.

Embora a Organização Mundial da Saúde diga que a doença, da mesma família do vírus da Sars, é difícil de ser transmitida entre seres humanos, a maioria dos casos relatados na Arábia Saudita até agora parece ter sido de transmissão entre pessoas, e não de animais.

Uma equipe de especialistas da OMS chegou à Arábia Saudita e está trabalhando com as autoridades no sentido de aumentar as medidas de controle da infecção, especialmente em hospitais, e estudar como o vírus se espalha.

Com as novas ocorrências, o número total de casos confirmados na Arábia Saudita chega a 371, um aumento de 89 por cento durante o mês de abril.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade