PUBLICIDADE

América Latina

Senado do Uruguai aprova lei do casamento gay

Dos 31 senadores, 23 votaram a favor da nova lei; projeto foi modificado e volta para a Câmara

2 abr 2013 - 17h57
(atualizado às 18h16)
Compartilhar
Exibir comentários
Sessão foi acompanhada por representantes de movimentos de defesa dos direitos dos homossexuais
Sessão foi acompanhada por representantes de movimentos de defesa dos direitos dos homossexuais
Foto: EFE

Por 23 votos a favor e oito contra, o Senado do Uruguai aprovou nesta terça-feira a lei do casamento igualitário, que autoriza a união entre pessoas do mesmo sexo. O texto sofreu algumas modificações e, por isso, volta para a Câmara dos Deputados para ser colocado novamente em votação. As informações são do jornal El Observador.

O projeto já havia sido aprovado pela Câmara em dezembro passado. A lei proposta pelo partido do presidente José Mujica passou pelo crivo dos senadores após um longo debate. O texto diz que “o casamento civil é a união permanente, com base na lei, de duas pessoas de diferente ou mesmo sexo” e modifica várias normas do Código Civil para igualar os direitos dos casais homossexuais aos dos casais heterossexuais.

A lei chegou ao plenário do Senado após ter sido aprovada há duas semanas na Comissão de Constituição e Legislação com votos dos senadores do governista Frente Ampla, que tem a maioria na câmara alta, e do Partido Colorado, segundo da oposição. Já os legisladores do conservador Partido Nacional (ou "Blanco"), o principal da oposição, votaram contra.

Durante a missa pascal realizada na Catedral Metropolitana, o Arcebispo de Montevidéu, monsenhor Nicolás Cotugno, criticou duramente o projeto e afirmou que, no caso da aprovação do casamento igualitário, ficará "escurecido um bem fundamental da pessoa humana, como é a família".

"Deus fez o homem a sua imagem e semelhança e, segundo o Gênesis, por isso que o macho e a fêmea foram criados. Tudo o que se aparta deste projeto de Deus, a Igreja não pode aceitar, não pode assumir e não pode promover", afirmou Cotugno, que pediu aos legisladores católicos votar "com consciência".

Atualmente, a legislação uruguaia não permite o casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas, há alguns meses, a Justiça do país reconheceu o casamento entre um uruguaio e um espanhol realizado em 2010 na Espanha. No entanto, posteriormente, a procuradoria apelou essa decisão judicial.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Publicidade