Script = https://s1.trrsf.com/update-1765224309/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

América Latina

Novo revés eleitoral para Trump: candidata democrata é eleita prefeita de Miami

Pela primeira vez em 28 anos, os democratas venceram a eleição para prefeito de Miami. Maior colégio eleitoral da Flórida, os eleitores da cidade haviam votado esmagadoramente em Donald Trump nas últimas três eleições presidenciais.

10 dez 2025 - 05h27
(atualizado às 06h39)
Compartilhar
Exibir comentários

A candidata democrata, Eileen Higgins, obteve 60% dos votos contra o republicano Emilio T. Gonzalez, apoiado por Trump, segundo projeções da CNN e do Miami Herald. Ela se torna a primeira mulher a governar a cidade.

Essa vitória, em um estado onde o presidente republicano passa a maior parte dos fins de semana — em seu resort Mar-a-Lago —, reforça a sequência de conquistas eleitorais do Partido Democrata, a um ano das eleições de meio de mandato no Congresso.

Nas últimas semanas, os democratas venceram as eleições para governador na Virgínia e em Nova Jersey, bem como a prefeitura da cidade de Nova York.

Em Miami, Higgins, de 61 anos, prometeu uma "governança ética e responsável que traga resultados tangíveis para a população".

Baixa participação eleitoral

A eleição foi marcada por uma participação de apenas 20%, em uma cidade com uma grande população cubano-americana, tradicionalmente republicana.

A taxa de aprovação de Donald Trump caiu para o nível mais baixo desde seu retorno ao poder em janeiro, em grande parte devido ao aumento do custo de vida, que muitos americanos atribuem às tarifas impostas por Trump, segundo as pesquisas.

Com informações da AFP

RFI A RFI é uma rádio francesa e agência de notícias que transmite para o mundo todo em francês e em outros 15 idiomas.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade