PUBLICIDADE

América Latina

Universidades criam disciplinas sobre pensamento de Chávez

Uma das instituições, a Unes, forma policiais e agentes de segurança

12 mar 2013 - 13h55
(atualizado às 15h03)
Compartilhar
Exibir comentários

Duas universidades estaduais venezuelanas, voltadas à formação de policiais, agentes de segurança e militares, deram o nome do falecido presidente Hugo Chávez a disciplinas em que se estudará seu pensamento político e também seus "sonhos", anunciaram autoridades nesta terça-feira.

Trata-se da Universidade Nacional Experimental da Segurança (Unes) e da Universidade Nacional Experimental da Força Armada Nacional (Unefa).

O conteúdo programático da cadeira da Unes abordará "o pensamento político de Chávez" e também pretende "gerar a reflexão de novos viezes em matéria de segurança da população, sempre respeitando os direitos humanos", disse à Agência Efe Mariela Silva, assessora de imprensa da reitora Soraya El Achkar.

A iniciativa de criar a matéria partiu de Soraya, que no mesmo dia da morte de Chávez, 5 de março, afirmou que a Unes "é claramente e definitivamente chavista". A Unes foi criada em 2009 por Chávez com a incumbência de formar policiais e agentes de segurança.

Por sua vez, o reitor da Unefa, Jesús Gregorio González, disse hoje ao canal VTV da televisão estatal que a disciplina dedicada por essa universidade a Chávez estudará "o pensamento, a filosofia, a doutrina e os sonhos" de quem dirigiu Venezuela nos últimos 14 anos.

"Começará a ser lecionada imediatamente (...) a oficinas, simpósio e em fóruns; há uma enorme quantidade de material para trabalhar", acrescentou, ao ressaltar que a Unefa forma profissionais com "consciência política para a defesa integral da nação".

A Unefa é herdeira de um instituto universitário criado nos anos 1970, mas foi Chávez que, em 1999, decretou sua transformação em universidade.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade