PUBLICIDADE

América Latina

Juíza argentina deve decidir destino da orangotango Sandra

Últimas audiências foram realizadas para decidir se Sandra, que passou a vida em zoológicos, pode ser devolvida à vida selvagem

13 mai 2015 - 21h15
(atualizado às 22h46)
Compartilhar
Exibir comentários
Tribunal na capital argentina decidiu em dezembro de 2014 que Sandra, uma fêmea de 29 anos, tem direito a alguns dos mesmos direitos básicos como seres humanos
Tribunal na capital argentina decidiu em dezembro de 2014 que Sandra, uma fêmea de 29 anos, tem direito a alguns dos mesmos direitos básicos como seres humanos
Foto: Impronta Unika / Reprodução

Uma juíza argentina começou a ouvir o testemunho de especialistas esta semana para decidir o que fazer com uma orangotango chamada Sandra, depois que outro tribunal decidiu que ela tem certos direitos humanos - incluindo o direito de ser libertada do Zoológico de Buenos Aires.

Em um caso inédito no mundo, um tribunal na capital argentina decidiu em dezembro de 2014 que Sandra, uma fêmea de 29 anos, tem direito a alguns dos mesmos direitos básicos como seres humanos, depois que os advogados entraram com mandado de habeas corpus em favor dela, alegando prisão ilegal.

Siga Terra Notícias no Twitter

As últimas audiências foram realizadas para decidir se Sandra, que passou a vida em zoológicos, pode ser devolvida à vida selvagem ou a um santuário animal.

Na Argentina, orangotango também é gente:

Sandra não estava presente no tribunal, onde foi representada pelo advogado Andres Gil Dominguez. Sandra - que nasceu no jardim zoológico de Rostock, na Alemanha, em 1986, foi enviada para a Argentina em 1994 - é conhecida por sua timidez.

Ativistas dizem que é um sinal de depressão, mas alguns especialistas dizem que é um comportamento normal para orangotangos. Sandra tem o pelo avermelhado, pesa cerca de 50 kg e tem quase 1,5 metro de altura.

Orangotangos selvagens têm uma expectativa de cerca de 30 a 40 anos de vida. Os que vivem em cativeiro podem viver mais tempo.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade