PUBLICIDADE

América Latina

Exército do Peru diz ter matado número 2 do Sendero Luminoso

12 ago 2013 - 12h19
(atualizado às 12h29)
Compartilhar
Exibir comentários

Um importante chefe do movimento rebelde peruano Sendero Luminoso teria sido morto em um combate com as Forças Armadas em uma região de selva do país, informou nesta segunda-feira o Comando Conjunto das Forças Armadas.

Uma fonte de inteligência disse à Reuters que, segundo as informações disponíveis, a pessoa abatida era o "camarada Alipio", o segundo homem na hierarquia de comando do grupo que atua na região de maior densidade de plantação de coca do mundo - o Vale dos Rios Apurímac, Enec e Mantaro (Vraem), no centro-sul peruano.

Segundo um comunicado do Comando Conjunto, o enfrentamento entre os rebeldes e os homens das forças de segurança ocorreu na noite de domingo, durante uma operação militar e policial no departamento de Ayacucho, a cerca de 575 km a leste de Lima.

"Como resultado desta operação, três delinquentes terroristas foram mortos, entre os quais se encontraria o sujeito identificado como Alejandro Borda Casafranca, conhecido como camarada Alipio, principal mandante militar e número 2" do Sendero Luminoso, disse a nota.

Este seria o golpe mais duro contra o remenascente do Sendero Luminoso desde que as Forças Armadas capturaram em 2012 o "camarada Artemio", líder da facção do Alto Huallaga do Sendero.

O Sendero Luminoso envolveu-se no tráfico de cocaína desde que os fundadores do movimento maoísta foram capturados durante uma guerra sangrenta contra o Estado nas décadas de 1980 e 1990, em que, segundo dados oficiais, morreram cerca de 69 mil pessoas.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Publicidade