PUBLICIDADE

América Latina

Equador: nova pesquisa aponta vitória de Rafael Correa no 1º turno

Em levantamento divulgado nesta quarta-feira, 56,3% dizem que vão votar no atual presidente

6 fev 2013 - 16h10
(atualizado às 17h36)
Compartilhar
Exibir comentários
<p>Rafael Correa, no poder desde 2007, concedeu entrevista coletiva na última terça-feira, depois que dois militantes de seu partido foram mortos durante um evento de campanha. Ele descartou motivações políticas e disse que o crime foi praticado por uma pessoa sob efeito de álcool e drogas</p>
Rafael Correa, no poder desde 2007, concedeu entrevista coletiva na última terça-feira, depois que dois militantes de seu partido foram mortos durante um evento de campanha. Ele descartou motivações políticas e disse que o crime foi praticado por uma pessoa sob efeito de álcool e drogas
Foto: AFP

Uma nova pesquisa volta a dar larga vantagem ao atual presidente do Equador, Rafael Correa, nas eleições do próximo dia 17 de fevereiro. Segundo o levantamento do Centro de Pesquisas e Estudos Especializados (Ciees), divulgado nesta quarta-feira, Correa tem 56,3% das intenções de voto e, com isso, seria reeleito em primeiro turno para mais quatro anos no comando do país. Até agora, todas as pesquisas de diferentes empresas apontam o atual mandatário como vencedor em primeiro turno.

O segundo colocado é o empresário Guillermo Lasso, com 20,6%. Em um levantamento anterior, o opositor aparecia em terceiro lugar, atrás dos votos em branco. A pesquisa do Ciees foi realizada no sábado passado, a duas semanas das eleições.

O ex-presidente Lucio Gutiérrez, que assumiu em 2003 e não conseguiu terminar o mandato, sendo obrigado a renunciar por pressão popular em 2005, é o terceiro colocado com 5,8%. O esquerdista Alberto Acosta, ex-ministro de Correa, está logo atrás com 5,3% e o magnata Álvaro Noboa aparece com 4,3%.

A eleição geral no Equador acontece no dia 17 de fevereiro, domingo, e além de definir o próximo presidente para o período 2013-2017, também apontará os novos membros da Assembleia Nacional. No caso da disputa presidencial, para vencer já no primeiro turno, Correa precisa de mais da metade dos votos válidos ou 40% e uma diferença de pelo menos 10 pontos para o segundo colocado.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade