PUBLICIDADE

América Latina

Divulgada gravação sobre suposta conspiração chavista contra Maduro

No suposto áudio, divulgado pela oposição, um apresentador de TV chavista, alerta a inteligência cubana sobre o risco de Maduro sofrer um golpe de Estado

20 mai 2013 - 16h55
(atualizado às 17h11)
Compartilhar
Exibir comentários

A oposição venezuelana divulgou nesta segunda-feira um registro de áudio que supostamente revela uma conspiração dentro do chavismo contra o presidente Nicolás Maduro liderada pelo presidente da Assembleia Nacional, Diosdado Cabello, que também estaria envolvido em casos de corrupção.

Maduro presta juramento como presidente da república diante de Cabello, em foto de 19 de abril
Maduro presta juramento como presidente da república diante de Cabello, em foto de 19 de abril
Foto: AFP

A gravação reproduz uma suposta conversa de mais de uma hora entre o conhecido apresentador de televisão chavista Mario Silva e Aramis Palacios, apresentado como um dos altos chefes do serviço de inteligência cubano (G2), e foi divulgado pelo deputado opositor Ismael García.

O registro de áudio estaria destinado ao presidente cubano, Raúl Castro, segundo García.

Silva afirmou pelo Twitter que o áudio é uma "montagem" e disse que em breve se pronunciará.

Silva explica no áudio que Cabello, um ex-tenente que participou junto com o falecido Hugo Chávez do fracassado golpe de Estado de 1992, controla vários corpos de segurança, entre eles o Serviço Bolivariano de Inteligência (Sebin), e que o que "interessa a ele são o dinheiro e o poder".

"A única forma de deter Diosdado é que fique provado que é um corrupto e que exista uma prova confiável de que o Comandante (Chávez) sabia disso", adverte Silva.

Para o jornalista, Maduro está em uma "armadilha" e corre o risco de perder o controle das Forças Armadas para os seguidores de Cabello, o que pode desencadear um golpe de Estado.

"Têm que se sentar com Maduro e dizer a ele as coisas. Quase disse a Maduro (que) há uma conspiração, mas não sei qual vai ser a sua reação, pode ser contraproducente", afirmou Silva ao suposto membro do G2.

Silva advertiu também para divisões entre os militares e para uma suposta desconfiança da esposa de Maduro, Cilia Flores, em relação ao ministro da Defesa, Diego Molero, por acreditar que este pretende "dar um golpe de Estado, porque isso é o que estão dizendo".

Mas o apresentador também acusa o presidente da Assembleia Nacional de corrupção e de lavagem de dinheiro através "de empresas de fachada".

Também assegura: "Há ministros aqui que não sabem sequer o que fazer. E o mais provável é que estejam roubando, Palacios, porque acham que isto vai desmoronar", disse referindo-se ao projeto chavista.

Cabello reagiu após a apresentação do áudio com um tuite: "'União, Luta, Batalha e Vitória' Chavez Dic12", escreveu, lembrando as palavras do falecido presidente.

AFP Todos os direitos de reprodução e representação reservados. 
Compartilhar
Publicidade
Publicidade