PUBLICIDADE
URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

América Latina

Confronto entre milícias no México tem pelo menos 11 mortos

Corpos foram transferidos para o serviço de medicina legal para que sejam identificados

17 dez 2014 - 06h20
(atualizado às 07h59)
Compartilhar
Exibir comentários
Soldados da Segurança Especial do México fazem operação na região de Tierra Caliente, onde ao menos 11 morreram em confrontos
Soldados da Segurança Especial do México fazem operação na região de Tierra Caliente, onde ao menos 11 morreram em confrontos
Foto: Jorge Dan Lopez / Reuters

As autoridades mexicanas reportaram que 11 pessoas morreram em um conflito armado nesta terça-feira entre milícias rivais na região de Tierra Caliente, no estado de Michoacán, no sudoeste do país.

O comissário federal para a Segurança e o Desenvolvimento Integral de Michoacán, Alfredo Castillo, informou que cinco vítimas pertenciam ao grupo ligado a Hipólito Mora, fundador das milícias de autodefesa, e seis eram do grupo de Luis Antonio Torres, conhecido como "El Americano".

Em entrevista coletiva na sede do governo de Michoacán, em Morelia, Castillo disse que as forças federais que chegaram ao local do confronto conseguiram preservar a cena do incidente, o que permitirá esclarecer as responsabilidades.

Detalhou que foram apreendidas armas dos dois grupos para análise balística, que vai determinar quem foi o autor das mortes.

Além disso, os corpos foram transferidos para o serviço de medicina legal para que sejam identificados.

De acordo com o comissário, o incidente foi causado por uma "rixa histórica" entre Mora e Torres. "El Americano" foi acusado em diversas ocasiões por Mora de servir aos interesses do cartel de narcotraficantes dos Cavaleiros Templários.

Hipólito Mora fundou as milícias de autodefesa em 24 de fevereiro de 2013 para combater os Templários. Com o aumento da violência no estado, o governo do presidente Enrique Peña Nieto encarregou Alfredo Castillo em janeiro de 2014 para cuidar do problema da insegurança em Michoacán.

No dia 10 de maio de 2014, Castillo anunciou a legalização das milícias de autodefesa e os convidou a fazer parte de uma nova corporação policial, a Força Rural.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade