PUBLICIDADE

América Latina

Ataque das Farc a torre de energia deixa cidade colombiana sem luz

31 mai 2015 - 18h38
Compartilhar
Exibir comentários

Um ataque das Farc realizado neste domingo contra uma torre de energia nos arredores da cidade colombiana de Buenaventura, no departamento de Valle del Cauca, provocou a queda do sistema e deixou a cidade sem eletricidade, informou a marinha do país.

Após o aviso da empresa de energia EPSA, aeronaves militares sobrevoaram a região e verificaram que uma torre situada a 27 quilômetros de Buenaventura tinha sido derrubada com o uso de explosivos. De acordo com um comunicado da marinha, o ataque foi cometido pela Frente 30 das Farc, que tem forte presença nessa região.

Algumas horas antes, a EPSA informou em comunicado que o corte de energia aconteceu às 9h45 (horário local, 11h45 em Brasília), quando ela avisou às autoridades do ocorrido e solicitou uma inspeção aérea. A empresa afirmou que já foram iniciados os trabalhos necessários para reativar a eletricidade dos serviços essenciais do município, entre eles hospitais.

Buenaventura tem, aproximadamente, 360 mil habitantes e conta com um dos maiores portos da Colômbia, fundamental para a exportação de café. A cidade tem um dos índices de violência mais altos do país, por isso desde o ano passado recebe reforço militar.

Em julho do ano passado, as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) realizaram um ataque similar contra várias torres de energia localizadas nos arredores de Buenaventura deixando a cidade sem energia.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade