PUBLICIDADE

África

Quênia: dois corpos são achados em shopping; mortos sobem para 74

Jornal local diz que mortos eram membros do Exército queniano

2 out 2013 - 12h37
(atualizado às 13h17)
Compartilhar
Exibir comentários

Os corpos de mais duas pessoas foram encontrados no centro comercial Westgate, em Nairóbi, atacado no mês passado pelos radicais islâmicos do grupo somali Al Shabab, informou nesta quarta-feira à agência EFE a polícia do Quênia.

Uma porta-voz da polícia, Zipporah Mboroki, afirmou que ontem "foram resgatados mais dois corpos no shopping", mas não informou a identidade das vítimas. Com isso, o número de mortos no ataque ao centro comercial subiu para 74.

No entanto, fontes de inteligência citadas pelo jornal local The Standard disseram que as duas vítimas eram integrantes do Exército. Se a informação for confirmada, ao todo teriam morrido 61 civis, oito militares e cinco terroristas nos três dias que durou a ação terrorista, de 21 até 24 setembro. "Há mais corpos, mas a quantidade de escombros complica o resgate", disse um membro do serviço de emergência sob condição de anonimato.

Segundo o jornal, além dos dois soldados, as equipes de resgate teriam encontrado outros nove corpos, supostamente de reféns, embora nenhuma fonte consultada pela EFE confirmou a informação. Também foram encontrados no shopping oito membros de corpos humanos, o que confirma o temor de que os reféns foram torturados pelos terroristas. Um integrante da Cruz Vermelha do Quênia disse à agência EFE, no primeiro dia do ataque, que os fundamentalistas tinham decapitado algumas de suas vítimas.

Segundo comprovou ontem a EFE, uma parte do edifício se encontra destruída, e uma grande superfície continua cheia de pedras, por isso o número de vítimas poderia aumentar. De acordo com a Cruz Vermelha, 39 pessoas ainda estão desaparecidas no local.

EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade