PUBLICIDADE

Nelson Mandela

Velas e rosas são colocadas em frente da casa de Mandela em Soweto

6 dez 2013 - 04h02
(atualizado às 04h16)
Compartilhar
Exibir comentários

Muitas velas e rosas foram colocadas nesta sexta-feira em homenagem ao ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, que morreu ontem aos 95 anos de idade, naquela que foi a casa do líder no antigo gueto negro de Soweto, em Johanesburgo.

Um idoso acende as velas constantemente e muitas pessoas, em sua maioria jovens, prestam homenagens ao ícone da luta contra o regime racista e posam para fotos em frente à sua antiga casa, na rua Vilakazi, informou hoje a agência sul-africana Sapa.

A rua de Soweto, centro da resistência contra o "apartheid" e onde Mandela viveu durante décadas, teve o trânsito interditado. Os presentes dançavam e cantavam canções de luta para honrar a vida de Mandela. Muitos deles levavam camisas e os rostos pintados com as cores do Congresso Nacional Africano (CNA), que foi liderado por Mandela.

Lesedi Motloung, de 19 anos e que vive no bairro, se afastou da multidão que cantava em homenagem ao ex-mandatário. "Queria um momento de silêncio. Estou muito triste. Madiba foi o herói dos jovens da África do Sul", lamentou. Em língua zulu, um grupo cantava: "É o soldado de Umkhonto e não há ninguém como ele"

Naledi Amos, de 12 anos e de Randburg, na região norte da cidade, esteve na residência de Houghton, o bairro de Johanesburgo onde Mandela morreu ontem em companhia de sua família, para homenagear o ex-presidente sul-africano.

"Ele lutou pela nossa liberdade e agora vamos à escola e temos uma educação igualitária e recursos, não como era no apartheid", disse Amos, que ainda estava de pijama. Seus pais lhe contaram a história de Mandela, disse.

Veículos da imprensa nacional e internacional também se concentraram em frente à casa.

<a data-cke-saved-href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm" href="http://noticias.terra.com.br/mundo/infograficos/nelson-mandela/iframe.htm">veja o infográfico</a>
EFE   
Compartilhar
Publicidade
Publicidade